Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/73241
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Matheus de Castro e Silva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1524304388085935 | pt_BR |
dc.creator | Nardely Borges Cardoso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-07T14:47:39Z | - |
dc.date.available | 2024-08-07T14:47:39Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-17 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/73241 | - |
dc.description.resumo | A abordagem CTS pode permitir o ensino de conteúdos científicos podendo auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo apresentar uma sequência de atividades que aborda as fontes de energia renováveis, com ênfase na hidrelétrica, solar e eólica. Essas atividades foram desenvolvidas com os estudantes do 8° ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual de Santa Luzia. Foram utilizadas cinco aulas que se iniciou com uma questão-problema. Em um segundo momento, fizeram uma pesquisa no laboratório de informática para posterior elaboração de um infográfico. Na aula seguinte, elaboraram e o apresentaram para a turma. O conjunto de atividades foi finalizado com uma enquete a respeito da questão-problema. Dentro dessa enquete, os estudantes tinham de colocar três motivos pelo qual foi escolhido o tipo de energia. Eles então argumentaram essas escolhas com argumentos ambientais, sociais, econômicos e geográficos. Verificamos que as atividades tiveram um bom engajamento, bons argumentos, mas ainda assim, alguns estudantes apresentaram limitações ao argumentarem suas escolhas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | CTS | pt_BR |
dc.subject | Fontes de Energia | pt_BR |
dc.subject | Hidrelétrica | pt_BR |
dc.subject | Solar | pt_BR |
dc.subject | Eólica | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Energia Hidrelétrica | pt_BR |
dc.subject.other | Energia Solar | pt_BR |
dc.subject.other | Energia Eólica | pt_BR |
dc.title | Conjunto de atividades com perspectiva CTS para estudantes do 8° ano sobre fontes de energias renováveis | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC UFMG corrigido Nardely Borges (1).pdf | 278.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.