Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/73277
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dc.contributor.advisor1Marcelo Franco Portopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6154592978170837pt_BR
dc.contributor.referee1Daniel Carneiro Paespt_BR
dc.contributor.referee2Guilherme de Castro Leivapt_BR
dc.contributor.referee3Paulo Roberto Pereira Anderypt_BR
dc.contributor.referee4Renata Maria Abrantes Baracho Portopt_BR
dc.creatorIsrael Gustavo Freitas Figueredopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3579228464033679pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-07T17:34:28Z-
dc.date.available2024-08-07T17:34:28Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/73277-
dc.description.abstractUrban Road Design (URD) aim to develop urban road interventions to improve mobility and enhance road safety. The project development processes have evolved from hand-drawn sketches to two-dimensional and three-dimensional approaches. During the design phase, errors, rework, delays, and fragmented coordination occur. The need for collaborative and interoperable projects gave rise to Building Information Modeling (BIM). The early stages of a project, such as conception, diagnosis, studies, and design, offer significant opportunities for intervention, leading to cost reduction. To address these challenges, countries like the United States and England have adopted the BIM methodology. In Brazil, the Federal Government has issued decrees promoting the use, training, and expansion of BIM in engineering projects. The overall objective of this dissertation is to create a process flow using the BIM methodology to develop URD, fostering collaboration among disciplines. The research adopted the Design Science Research (DSR) method, comprising two phases and five steps each, including problem identification and understanding, development, evaluation, and conclusion. The research involved an exploratory study and semi-structured interviews with experts and companies in the URD field. The proposed process flow was well-evaluated by experts, proving crucial in introducing BIM. After constructing the first artifact, the development of the second artifact, incorporating the BIM methodology into the design process, took place. Interviews with BIM experts were conducted, and the artifact was revised and positively evaluated, deemed applicable, easy to understand, and adaptable. The results reveal that the majority of URD experts and companies still adhere to traditional methods. The integration of BIM into the process flow improves interoperability, collaboration, and communication in project development. It was found that some professionals have knowledge of BIM and plan to adapt to the methodology. The second process flow was well-received, indicating the need for training for URD professionals to better understand BIM. A pilot project is essential for implementing the methodology, requiring further studies in infrastructure, especially in urban environments.pt_BR
dc.description.resumoOs Projetos Viários Urbanos (PVU) têm por finalidade desenvolver intervenções viárias urbanas com o objetivo de proporcionar melhorias na mobilidade e aumento da segurança viária. Os processos de desenvolvimento de projetos evoluíram, passando do desenho a lápis para abordagens bidimensionais e tridimensionais. Durante a fase de projeto, ocorrem erros, retrabalhos, atrasos e compatibilização fragmentada. Da necessidade de projetos colaborativos e com interoperabilidade surgiu a Modelagem da Informação da Construção (BIM). As fases iniciais de um empreendimento, como a concepção, diagnóstico, estudos e projetos, apresentam as maiores oportunidades de intervenção, ocasionando redução de custos. Para abordar esses desafios, países como os Estados Unidos e Inglaterra adotam a metodologia BIM. No Brasil, o Governo Federal publicou decretos promovendo a utilização, capacitação e expansão do BIM em projetos de engenharia. O objetivo geral dessa dissertação é a criação de um fluxo de processos utilizando a metodologia BIM para desenvolver projetos viários urbanos (PVU), promovendo colaboração entre as disciplinas. O método adotado na pesquisa foi a Design Science Research (DSR), compreendendo duas fases e cinco etapas cada, incluindo identificação e entendimento do problema, desenvolvimento, avaliação e conclusão. A pesquisa envolveu um estudo exploratório e entrevistas semiestruturadas com especialistas e empresas na área de PVU. O fluxo de processos proposto foi bem avaliado pelos especialistas, sendo fundamental para introduzir o BIM. Após a construção do primeiro artefato, foi realizada a construção do segundo artefato, que incorporou a metodologia BIM no processo de projeto. Entrevistas com especialistas BIM foram realizadas, e o artefato foi revisado e avaliado positivamente, sendo considerado aplicável, fácil de entender e adaptável. Os resultados revelam que a maioria dos especialistas em PVU e empresas trabalham de forma tradicional. A inserção do BIM no fluxo de processos melhora a interoperabilidade, colaboração e a comunicação no desenvolvimento dos projetos. Contatou-se que alguns profissionais possuem conhecimento em BIM e planejam adaptar-se à metodologia. O segundo fluxo de processos foi bem avaliado, indicando a necessidade de treinamentos para os profissionais de PVU entenderem melhor o BIM. Um projeto piloto é essencial para a implementação da metodologia, exigindo estudos futuros na infraestrutura, especialmente em ambientes urbanos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectBIMpt_BR
dc.subjectModelagem da informação da construçãopt_BR
dc.subjectProjeto viário urbanopt_BR
dc.subjectFluxo de processospt_BR
dc.subject.otherTransportespt_BR
dc.subject.otherModelagem de informação da construçãopt_BR
dc.subject.otherMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.otherGestão de processospt_BR
dc.titleProposta de um fluxo de processos para desenvolvimento de projetos viários urbanos utilizando a metodologia BIMpt_BR
dc.title.alternativeProposal of a process flow for urban road designs development using the BIM methodologypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcid0009-0001-8030-8501pt_BR
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