Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/73277
Type: Dissertação
Title: Proposta de um fluxo de processos para desenvolvimento de projetos viários urbanos utilizando a metodologia BIM
Other Titles: Proposal of a process flow for urban road designs development using the BIM methodology
Authors: Israel Gustavo Freitas Figueredo
First Advisor: Marcelo Franco Porto
First Referee: Daniel Carneiro Paes
Second Referee: Guilherme de Castro Leiva
Third Referee: Paulo Roberto Pereira Andery
metadata.dc.contributor.referee4: Renata Maria Abrantes Baracho Porto
Abstract: Os Projetos Viários Urbanos (PVU) têm por finalidade desenvolver intervenções viárias urbanas com o objetivo de proporcionar melhorias na mobilidade e aumento da segurança viária. Os processos de desenvolvimento de projetos evoluíram, passando do desenho a lápis para abordagens bidimensionais e tridimensionais. Durante a fase de projeto, ocorrem erros, retrabalhos, atrasos e compatibilização fragmentada. Da necessidade de projetos colaborativos e com interoperabilidade surgiu a Modelagem da Informação da Construção (BIM). As fases iniciais de um empreendimento, como a concepção, diagnóstico, estudos e projetos, apresentam as maiores oportunidades de intervenção, ocasionando redução de custos. Para abordar esses desafios, países como os Estados Unidos e Inglaterra adotam a metodologia BIM. No Brasil, o Governo Federal publicou decretos promovendo a utilização, capacitação e expansão do BIM em projetos de engenharia. O objetivo geral dessa dissertação é a criação de um fluxo de processos utilizando a metodologia BIM para desenvolver projetos viários urbanos (PVU), promovendo colaboração entre as disciplinas. O método adotado na pesquisa foi a Design Science Research (DSR), compreendendo duas fases e cinco etapas cada, incluindo identificação e entendimento do problema, desenvolvimento, avaliação e conclusão. A pesquisa envolveu um estudo exploratório e entrevistas semiestruturadas com especialistas e empresas na área de PVU. O fluxo de processos proposto foi bem avaliado pelos especialistas, sendo fundamental para introduzir o BIM. Após a construção do primeiro artefato, foi realizada a construção do segundo artefato, que incorporou a metodologia BIM no processo de projeto. Entrevistas com especialistas BIM foram realizadas, e o artefato foi revisado e avaliado positivamente, sendo considerado aplicável, fácil de entender e adaptável. Os resultados revelam que a maioria dos especialistas em PVU e empresas trabalham de forma tradicional. A inserção do BIM no fluxo de processos melhora a interoperabilidade, colaboração e a comunicação no desenvolvimento dos projetos. Contatou-se que alguns profissionais possuem conhecimento em BIM e planejam adaptar-se à metodologia. O segundo fluxo de processos foi bem avaliado, indicando a necessidade de treinamentos para os profissionais de PVU entenderem melhor o BIM. Um projeto piloto é essencial para a implementação da metodologia, exigindo estudos futuros na infraestrutura, especialmente em ambientes urbanos.
Abstract: Urban Road Design (URD) aim to develop urban road interventions to improve mobility and enhance road safety. The project development processes have evolved from hand-drawn sketches to two-dimensional and three-dimensional approaches. During the design phase, errors, rework, delays, and fragmented coordination occur. The need for collaborative and interoperable projects gave rise to Building Information Modeling (BIM). The early stages of a project, such as conception, diagnosis, studies, and design, offer significant opportunities for intervention, leading to cost reduction. To address these challenges, countries like the United States and England have adopted the BIM methodology. In Brazil, the Federal Government has issued decrees promoting the use, training, and expansion of BIM in engineering projects. The overall objective of this dissertation is to create a process flow using the BIM methodology to develop URD, fostering collaboration among disciplines. The research adopted the Design Science Research (DSR) method, comprising two phases and five steps each, including problem identification and understanding, development, evaluation, and conclusion. The research involved an exploratory study and semi-structured interviews with experts and companies in the URD field. The proposed process flow was well-evaluated by experts, proving crucial in introducing BIM. After constructing the first artifact, the development of the second artifact, incorporating the BIM methodology into the design process, took place. Interviews with BIM experts were conducted, and the artifact was revised and positively evaluated, deemed applicable, easy to understand, and adaptable. The results reveal that the majority of URD experts and companies still adhere to traditional methods. The integration of BIM into the process flow improves interoperability, collaboration, and communication in project development. It was found that some professionals have knowledge of BIM and plan to adapt to the methodology. The second process flow was well-received, indicating the need for training for URD professionals to better understand BIM. A pilot project is essential for implementing the methodology, requiring further studies in infrastructure, especially in urban environments.
Subject: Transportes
Modelagem de informação da construção
Mobilidade urbana
Gestão de processos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/73277
Issue Date: 18-Dec-2023
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