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dc.contributor.advisor1Marcelo Franco Portopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6154592978170837pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ronderson Queiroz Hiláriopt_BR
dc.contributor.referee1Thiago Bomjardim Portopt_BR
dc.contributor.referee2Jisela Aparecida Santanna Grecopt_BR
dc.creatorBernardo de Brito Pereirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3848261875279486pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-07T19:47:45Z-
dc.date.available2024-08-07T19:47:45Z-
dc.date.issued2024-04-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/73312-
dc.description.abstractTire-pavement adhesion is a parameter of great importance for evaluating the surface behavior of the asphalt coating. The present work correlated the macrotexture and microtexture parameters of the SMA (Stone Matrix Asphalt) coating obtained from the sand stain and British pendulum tests carried out on Avenida do Contorno in Belo Horizonte. Data on traffic accidents that occurred before and after the execution of the SMA-type asphalt coating, and the trend of accident occurrences were also analyzed using a linear regression graph. To complement this, a qualitative and quantitative questionnaire was applied to BHTRANS bus drivers. The ADSR (Action Design Science Research) method applied in the research provided the integration of the desired objectives, in order to identify perceptions of improvement in road safety in the study section. In the correlation analysis using the Pearson method between the macrotexture and microtexture variables, a low intensity and positive relationship was identified, corroborating research published in academia. Subsequently, it was found that the annual average of traffic accidents was 36% lower after the implementation of the SMA coating, meanwhile, the number of motor vehicles in the city of Belo Horizonte grew by approximately 81% between the years 2011 and 2022. When developing the linear regression graph, it was identified that the expectation of traffic accidents is falling over the years, and in 2025 the expectation of accidents is 50% lower compared to the pre-SMA coating period. In the artifact evolution stage, the questionnaire applied demonstrated that 89% of the drivers interviewed stated that the application of SMA brought safety gains when driving the vehicle in dry periods and especially on rainy days. It is understood that the use of the research artifact was effective, as it presented satisfactory and constructive results regarding the benefits of using asphalt coatings that promote greater adhesion between tire and pavement.pt_BR
dc.description.resumoA aderência pneu-pavimento é um parâmetro de grande importância para a avaliação do comportamento superficial do revestimento asfáltico. O presente trabalho correlacionou os parâmetros de macrotextura e microtextura do revestimento SMA (Stone Matrix Asphalt), obtidos dos ensaios de mancha de areia e pêndulo britânico, realizados na Avenida do Contorno, em Belo Horizonte. Analisou-se, também, os dados de sinistros de trânsito ocorridos antes e após a execução do revestimento asfáltico tipo SMA, e da tendência de ocorrências de sinistros utilizando gráfico de regressão linear. Para complementar, foi aplicado o questionário de caráter qualitativo e quantitativo aos motoristas de coletivos da BHTRANS. O método ADSR (Action Design Science Research), aplicado na pesquisa, proporcionou a integração dos objetivos desejados, no sentido de identificar percepções de melhoria na segurança viária no trecho de estudo. Na análise da correlação pelo método Pearson, entre as variáveis de macrotextura e microtextura, identificou-se uma relação de baixa intensidade e positiva, corroborando com as pesquisas publicadas na academia. Na sequência, encontrou-se que a média anual de sinistros de trânsito foi 36% menor após a implantação do revestimento SMA, enquanto isso, o número de veículos automotores na cidade de Belo Horizonte cresceu aproximadamente 81% entre os anos de 2011 e 2022. No desenvolvimento do gráfico de regressão linear identificou-se que a expectativa dos sinistros de trânsito é de queda ao longo dos anos, e em 2025 a expectativa de sinistros é de 50% menor, comparado ao período pré revestimento SMA. Na etapa de evolução do artefato, o questionário aplicado demonstrou que 89% dos motoristas entrevistados afirmaram que a aplicação do SMA trouxe ganhos na segurança durante a condução do veículo em períodos de seca e principalmente em dias chuvosos. Compreende-se que a utilização do artefato da pesquisa foi eficaz por apresentar resultados satisfatórios e construtivos quanto aos benefícios de utilizarem revestimentos asfálticos que promovem mais aderência entre pneu-pavimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/*
dc.subjectAderência pneu-pavimentopt_BR
dc.subjectMacrotexturapt_BR
dc.subjectMicrotexturapt_BR
dc.subjectSMApt_BR
dc.subjectADSRpt_BR
dc.subjectCorrelaçãopt_BR
dc.subjectSinistros de trânsitopt_BR
dc.subjectSegurança viáriapt_BR
dc.subject.otherTransportespt_BR
dc.subject.otherAderênciapt_BR
dc.subject.otherPavimentos de asfaltopt_BR
dc.subject.otherSegurança de trânsitopt_BR
dc.subject.otherAcidentes de trânsito - Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.titleMétodo de análise da aplicação da mistura asfáltica tipo SMA com enfase no parâmetro pneu-pavimento - estudo de caso na avenida do Contorno em Belo Horizonte/MG Brasil Contorno em Belo Horizonte/MG Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcid0009-0008-3864-5396pt_BR
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