Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/73354
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marina de Lima Tavares | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7313929666462604 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Luiza Gabriela de Oliveira | pt_BR |
dc.creator | Jaqueline Silva Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T10:45:40Z | - |
dc.date.available | 2024-08-08T10:45:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-25 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/73354 | - |
dc.description.resumo | O artigo apresenta a elaboração de uma sequência de ensino com abordagem investigativa (SEI) sobre o tema herpetologia, com foco no grupo dos anfíbios. A SEI foi desenvolvida a partir de uma atividade de sondagem com estudantes do 7o ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Pará de Minas-MG. A partir dos resultados da atividade de sondagem, buscamos elaborar uma sequência de ensino que articulasse conhecimento tradicional e científico de forma a contribuir para um processo ensino-aprendizagem mais contextualizado e valorizador da cultura em sala de aula. Os resultados mostram como os conhecimentos tradicionais fazem parte do cotidiano dos estudantes e representam uma grande parte das concepções que eles possuem sobre os anfíbios em geral. Assim, esperamos que a SEI desenvolvida possa contribuir para a autonomia, pensamento crítico e aprendizado dos estudantes e possa ser utilizada como sugestão de atividade para o ensino da herpetologia. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Ensino de herpetologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências por investigação | pt_BR |
dc.subject | Sequências de ensino investigativas | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Herpetologia | pt_BR |
dc.title | Conhecimento popular como ferramenta para o ensino de ciências: uma abordagem investigativa para o tema herpetologia | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação em Ciências |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trabalho Final Ceci_Jaqueline.pdf | Trabalho final Cecimig | 566.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons