Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/73354
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Conhecimento popular como ferramenta para o ensino de ciências: uma abordagem investigativa para o tema herpetologia |
Autor(es): | Jaqueline Silva Santos |
primer Tutor: | Marina de Lima Tavares |
primer miembro del tribunal : | Luiza Gabriela de Oliveira |
Resumen: | O artigo apresenta a elaboração de uma sequência de ensino com abordagem investigativa (SEI) sobre o tema herpetologia, com foco no grupo dos anfíbios. A SEI foi desenvolvida a partir de uma atividade de sondagem com estudantes do 7o ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Pará de Minas-MG. A partir dos resultados da atividade de sondagem, buscamos elaborar uma sequência de ensino que articulasse conhecimento tradicional e científico de forma a contribuir para um processo ensino-aprendizagem mais contextualizado e valorizador da cultura em sala de aula. Os resultados mostram como os conhecimentos tradicionais fazem parte do cotidiano dos estudantes e representam uma grande parte das concepções que eles possuem sobre os anfíbios em geral. Assim, esperamos que a SEI desenvolvida possa contribuir para a autonomia, pensamento crítico e aprendizado dos estudantes e possa ser utilizada como sugestão de atividade para o ensino da herpetologia. |
Asunto: | Ciência - Estudo e ensino Herpetologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/73354 |
Fecha del documento: | 25-mar-2023 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação em Ciências |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trabalho Final Ceci_Jaqueline.pdf | Trabalho final Cecimig | 566.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons