Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/73354
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Conhecimento popular como ferramenta para o ensino de ciências: uma abordagem investigativa para o tema herpetologia
Autor(es): Jaqueline Silva Santos
primer Tutor: Marina de Lima Tavares
primer miembro del tribunal : Luiza Gabriela de Oliveira
Resumen: O artigo apresenta a elaboração de uma sequência de ensino com abordagem investigativa (SEI) sobre o tema herpetologia, com foco no grupo dos anfíbios. A SEI foi desenvolvida a partir de uma atividade de sondagem com estudantes do 7o ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Pará de Minas-MG. A partir dos resultados da atividade de sondagem, buscamos elaborar uma sequência de ensino que articulasse conhecimento tradicional e científico de forma a contribuir para um processo ensino-aprendizagem mais contextualizado e valorizador da cultura em sala de aula. Os resultados mostram como os conhecimentos tradicionais fazem parte do cotidiano dos estudantes e representam uma grande parte das concepções que eles possuem sobre os anfíbios em geral. Assim, esperamos que a SEI desenvolvida possa contribuir para a autonomia, pensamento crítico e aprendizado dos estudantes e possa ser utilizada como sugestão de atividade para o ensino da herpetologia.
Asunto: Ciência - Estudo e ensino
Herpetologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/73354
Fecha del documento: 25-mar-2023
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação em Ciências

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Trabalho Final Ceci_Jaqueline.pdfTrabalho final Cecimig566.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons