Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/73356
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Glaucia Muniz Proença Larapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6241629537689679pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Luciano Magnoni Tocaiapt_BR
dc.contributor.referee1Maria Magda de Lima Santiagopt_BR
dc.contributor.referee2Wander Emediato de Souzapt_BR
dc.creatorDavidson Henrique da Silva Padrãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4125461632219059pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T12:02:55Z-
dc.date.available2024-08-08T12:02:55Z-
dc.date.issued2024-04-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/73356-
dc.description.abstractThis dissertation examines fake news in the digital age, focusing on narratives related to Covid-19 vaccination in Brazil. The goal is to understand, both theoretically and practically, this phenomenon through the lenses of Bakhtin, of Marcuschi and French Semiotics. We discuss whether fake news constitutes (or not) a new discursive genre and highlights the intersection between the Attention Economy and the dissemination of misinformation, especially during the Covid-19 pandemic. The research connects these dynamics to the Brazilian context, highlighting the role of the Fake News Inquiry and underscoring ethical challenges. In order to critically analyze the selected fake news, we used French Semiotics, through the generative path of meaning, so as to reveal the discursive strategies employed in the production of these misleading narratives. Methodologically, it is a qualitative research that delimited the corpus from official sources and specific periods, providing a critical analysis of the discursive strategies used. The results highlight not only the manipulation of discourse but also its insertion into broader social dynamics. The dissertation seeks to contribute to the theoretical and practical understanding of this phenomenon, alerting to the threat to democracy and accurate information in the digital age. The research reinforced the urgency of adaptive strategies to protect democratic integrity and truth, emphasizing the importance of interdisciplinarity in fake news analysis. The complexity of this phenomenon requires regulatory approaches, civil society actions, and digital platform responsibility to effectively address the challenges of the distorted information era.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação examina as fake news na era digital, com foco nas narrativas relacionadas à vacinação contra a Covid-19 no Brasil. O objetivo é compreender, teórica e praticamente, esse fenômeno sob as teorias de Bakhtin, de Marcuschi e da Semiótica Francesa. Discutimos se as fake news constituem (ou não) um novo gênero discursivo e destacamos a interseção entre a Economia da Atenção e a disseminação de desinformação, especialmente durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa conecta essas dinâmicas ao contexto brasileiro, enfatizando o papel do Inquérito das Fake news e evidenciando os desafios éticos. Para analisar criticamente as fake news selecionadas, utilizamos a Semiótica Francesa, por meio do percurso gerativo de sentido, a fim de revelar as estratégias discursivas empregadas na produção dessas narrativas enganosas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que delimitou o corpus a partir de fontes oficiais e um período específico, proporcionando uma análise crítica das estratégias discursivas utilizadas. Os resultados destacam não apenas a manipulação do discurso, mas também contribuem para a compreensão teórica e prática desse fenômeno, alertando para a ameaça à democracia e à informação verídica na era digital. A pesquisa reforçou a urgência de estratégias adaptativas para proteger a integridade democrática e a verdade, ressaltando a importância da interdisciplinaridade na análise das fake news. A complexidade desse fenômeno demanda abordagens regulatórias, ações da sociedade civil e responsabilidade das plataformas digitais para enfrentar eficazmente os desafios relacionados às notícias falsas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectfake newspt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectvacinapt_BR
dc.subjectgênero discursivopt_BR
dc.subjectpós-verdadept_BR
dc.subjecteconomia da atençãopt_BR
dc.subject.otherCOVID 19 (Doença) – Vacinaçãopt_BR
dc.subject.otherFake newspt_BR
dc.subject.otherAnálise do discursopt_BR
dc.subject.otherGêneros discursivospt_BR
dc.subject.otherDesinformaçãopt_BR
dc.titleFake News: um estudo dos mecanismos discursivos de notícias falsas relacionadas à pandemia de Covid-19.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons