Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/73406
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Deise Prina Dutrapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3000229202863164pt_BR
dc.contributor.referee1Mona Nishizakipt_BR
dc.contributor.referee2Fabrício Tetsuya Parreira Onopt_BR
dc.contributor.referee3Bárbara Malveira Orfanópt_BR
dc.contributor.referee4Climene Fernandes Brito Arrudapt_BR
dc.creatorEmmanuelle Pereira da Costa e Cardosopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5479188308074983pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T14:25:00Z-
dc.date.available2024-08-08T14:25:00Z-
dc.date.issued2024-04-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/73406-
dc.description.abstractInstitutions of higher education have undergone major transformations globally due to the implementation of actions aimed at internationalisation. Knight (2016) points out that these institutions must understand that the internationalisation process is imminent and can encompass a series of actions, such as curricular internationalisation (or internationalisation at home). The pedagogical approach called English Medium Instruction (EMI) is an important and integral part of the internationalisation process, proposing that classes be taught in English. To this end, this research seeks to investigate how the internationalisation process has developed in the context of the Federal University of Minas Gerais (UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais), particularly regarding the adoption of EMI in higher education. The main objective of this research is to develop collaborative work between content teachers and an English teacher to provide pedagogical support to those participating in university’s internationalisation project. Based on a mapping of the actions that the university has developed, we proposed collaborative work between the EMI content teachers and the specialist teacher. Thus, an analysis of the linguistic needs of the students in the disciplines investigated was carried out, specifically in the areas of psychology, dentistry, and business administration. From the results of this analysis, we created didactic activities to address the main difficulties the students presented. This linguistic support was based on specialised corpora, directed to the disciplines participating in this research, providing exposure to relevant and authentic data. It is expected that the results of this research will support future applications of EMI, contributing to the advancement of actions aimed at curricular internationalisation in the scope of higher education.pt_BR
dc.description.resumoInstituições de ensino superior têm passado por grandes transformações em nível global, decorrentes da implementação de ações voltadas à internacionalização. De acordo com Knight (2016), é importante que essas instituições compreendam que o processo de internacionalização é iminente e pode abranger uma série de ações, tal qual a internacionalização curricular (ou a internacionalização em casa). A abordagem pedagógica denominada Inglês como Meio de Instrução (IMI), ou English Medium Instruction (EMI), é parte importante e integrante do processo de internacionalização, pois propõe que as aulas sejam ministradas em língua inglesa. Esta pesquisa trata de como o processo de internacionalização tem se desenvolvido no contexto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), principalmente em relação à adoção do IMI no ensino superior. O objetivo principal desta pesquisa é desenvolver um trabalho colaborativo entre professores de conteúdo e uma professora especialista em língua inglesa com o intuito de proporcionar apoio pedagógico aos professores que participam do projeto de internacionalização na universidade. A partir do mapeamento das ações que a universidade tem desenvolvido, propomos um trabalho colaborativo entre os professores de IMI de conteúdo e a professora especialista. Para tanto, foi feita uma análise das necessidades linguísticas dos alunos das disciplinas investigadas, a saber, das áreas de psicologia, odontologia e administração de empresas. A partir dos resultados dessa análise, criamos atividades didáticas para abordar as principais dificuldades apresentadas pelos alunos. Esse apoio linguístico foi baseado em corpora especializados, direcionados para as disciplinas participantes desta pesquisa, proporcionando exposição a dados relevantes e autênticos. Espera-se que os resultados desta pesquisa embasem futuras aplicações de IMI, contribuindo para o avanço de ações voltadas à internacionalização curricular no âmbito do ensino superior.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relationPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrIntpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInternationalisationpt_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.subjectEnglish Medium Instructionpt_BR
dc.subjectGlobal Englishpt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa – Estudo e ensino (Superior) – Falantes estrangeirospt_BR
dc.subject.otherProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa – Globalizaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação e globalizaçãopt_BR
dc.titleEMI as a estrategic tool in the internationalisation at home process in higher educationpt_BR
dc.title.alternativeO inglês como meio de instrução: uma ferramenta estratégica da internacionalização em casa no contexto da educação superior.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1740-0268pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Emma's Doctoral Dissertation_Final.pdf11.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.