Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/73454
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Enfoque CTS sobre a telefonia celular na atualidade através de uma abordagem integradora entre as Ciências da Natureza
Título(s) alternativo(s): Enfoque CTS sobre a telefonia celular na atualidade através de uma abordagem integrada entre as Ciências da Natureza
Autor(es): Fernanda Aires Guedes Ferreira
Letícia Mara Diniz Ferreira
Larissa Amaral Diniz Tomaz
Natália Murta de Lima Dornelas
Fernando César Silva
Resumo: A telefonia celular pela sua modernidade e múltiplas facetas de produção de conhecimento é uma temática que carece de estudos teórico-práticos no ambiente escolar, principalmente interligada à visão realista do movimento CTS (Ciência, Tecno-logia e Sociedade). Sendo assim, esta pesquisa teve por objeti-vo desenvolver a temática: “Telefonia celular na atualidade” de forma integrada entre os conteúdos curriculares das Ciências da Natureza e embasada na abordagem CTS. Para isso, foram planejadas, executadas e avaliadas sequências de atividades diferenciadas para 40 adolescentes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública. Os resultados mostraram que a didática interdisciplinar apoiada na tríade CTS proporciona aos estu-dantes maior facilidade em entender os aspectos relacionados à telefonia móvel, provocando refl exões sobre os benefícios e malefícios da mesma. Os docentes envolvidos perceberam a importância e a necessidade de maximizar atividades articula-das nos seus planejamentos.
Abstract: Cellular telephony, due to its modernity and multiple facets of knowledge production, is a topic that requires theoretical-practical studies in the school environment, mainly linked to the realistic vision of the CTS movement (Science, Technology and Society). Therefore, this research aimed to develop the theme: “Cellular telephony today” in an integrated way among the curricular contents of Natural Sciences and based on the CTS approach. To this end, sequences of differentiated activities were planned, executed and evaluated for 40 teenagers in the 1st year of high school at a public school. The results showed that interdisciplinary teaching supported by the CTS triad provides students with greater ease in understanding aspects related to mobile telephony, provoking reflections on its benefits and harms. The teachers involved realized the importance and need to maximize activities articulated in their plans.
Assunto: Ciência
Tecnologia
Sociedade
Telefonia Celular
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.5972 |
URI: http://hdl.handle.net/1843/73454
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5972
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Tempos e Espaços em Educação
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Enfoque CTS sobre a telefonia.pdfA.pdf223 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.