Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/73454
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Fernanda Aires Guedes Ferreira | pt_BR |
dc.creator | Letícia Mara Diniz Ferreira | pt_BR |
dc.creator | Larissa Amaral Diniz Tomaz | pt_BR |
dc.creator | Natália Murta de Lima Dornelas | pt_BR |
dc.creator | Fernando César Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T15:03:39Z | - |
dc.date.available | 2024-08-08T15:03:39Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.citation.volume | 10 | pt_BR |
dc.citation.issue | 23 | pt_BR |
dc.citation.spage | 199 | pt_BR |
dc.citation.epage | 208 | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.5972 | | pt_BR |
dc.identifier.issn | 23581425 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/73454 | - |
dc.description.abstract | Cellular telephony, due to its modernity and multiple facets of knowledge production, is a topic that requires theoretical-practical studies in the school environment, mainly linked to the realistic vision of the CTS movement (Science, Technology and Society). Therefore, this research aimed to develop the theme: “Cellular telephony today” in an integrated way among the curricular contents of Natural Sciences and based on the CTS approach. To this end, sequences of differentiated activities were planned, executed and evaluated for 40 teenagers in the 1st year of high school at a public school. The results showed that interdisciplinary teaching supported by the CTS triad provides students with greater ease in understanding aspects related to mobile telephony, provoking reflections on its benefits and harms. The teachers involved realized the importance and need to maximize activities articulated in their plans. | pt_BR |
dc.description.resumo | A telefonia celular pela sua modernidade e múltiplas facetas de produção de conhecimento é uma temática que carece de estudos teórico-práticos no ambiente escolar, principalmente interligada à visão realista do movimento CTS (Ciência, Tecno-logia e Sociedade). Sendo assim, esta pesquisa teve por objeti-vo desenvolver a temática: “Telefonia celular na atualidade” de forma integrada entre os conteúdos curriculares das Ciências da Natureza e embasada na abordagem CTS. Para isso, foram planejadas, executadas e avaliadas sequências de atividades diferenciadas para 40 adolescentes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública. Os resultados mostraram que a didática interdisciplinar apoiada na tríade CTS proporciona aos estu-dantes maior facilidade em entender os aspectos relacionados à telefonia móvel, provocando refl exões sobre os benefícios e malefícios da mesma. Os docentes envolvidos perceberam a importância e a necessidade de maximizar atividades articula-das nos seus planejamentos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | eng | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Tempos e Espaços em Educação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Sociedade | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência | pt_BR |
dc.subject.other | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject.other | Sociedade | pt_BR |
dc.subject.other | Telefonia Celular | pt_BR |
dc.title | Enfoque CTS sobre a telefonia celular na atualidade através de uma abordagem integradora entre as Ciências da Natureza | pt_BR |
dc.title.alternative | Enfoque CTS sobre a telefonia celular na atualidade através de uma abordagem integrada entre as Ciências da Natureza | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5972 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Enfoque CTS sobre a telefonia.pdfA.pdf | 223 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.