Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/73454
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFernanda Aires Guedes Ferreirapt_BR
dc.creatorLetícia Mara Diniz Ferreirapt_BR
dc.creatorLarissa Amaral Diniz Tomazpt_BR
dc.creatorNatália Murta de Lima Dornelaspt_BR
dc.creatorFernando César Silvapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T15:03:39Z-
dc.date.available2024-08-08T15:03:39Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.volume10pt_BR
dc.citation.issue23pt_BR
dc.citation.spage199pt_BR
dc.citation.epage208pt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.5972 |pt_BR
dc.identifier.issn23581425pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/73454-
dc.description.abstractCellular telephony, due to its modernity and multiple facets of knowledge production, is a topic that requires theoretical-practical studies in the school environment, mainly linked to the realistic vision of the CTS movement (Science, Technology and Society). Therefore, this research aimed to develop the theme: “Cellular telephony today” in an integrated way among the curricular contents of Natural Sciences and based on the CTS approach. To this end, sequences of differentiated activities were planned, executed and evaluated for 40 teenagers in the 1st year of high school at a public school. The results showed that interdisciplinary teaching supported by the CTS triad provides students with greater ease in understanding aspects related to mobile telephony, provoking reflections on its benefits and harms. The teachers involved realized the importance and need to maximize activities articulated in their plans.pt_BR
dc.description.resumoA telefonia celular pela sua modernidade e múltiplas facetas de produção de conhecimento é uma temática que carece de estudos teórico-práticos no ambiente escolar, principalmente interligada à visão realista do movimento CTS (Ciência, Tecno-logia e Sociedade). Sendo assim, esta pesquisa teve por objeti-vo desenvolver a temática: “Telefonia celular na atualidade” de forma integrada entre os conteúdos curriculares das Ciências da Natureza e embasada na abordagem CTS. Para isso, foram planejadas, executadas e avaliadas sequências de atividades diferenciadas para 40 adolescentes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública. Os resultados mostraram que a didática interdisciplinar apoiada na tríade CTS proporciona aos estu-dantes maior facilidade em entender os aspectos relacionados à telefonia móvel, provocando refl exões sobre os benefícios e malefícios da mesma. Os docentes envolvidos perceberam a importância e a necessidade de maximizar atividades articula-das nos seus planejamentos.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Tempos e Espaços em Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subject.otherCiênciapt_BR
dc.subject.otherTecnologiapt_BR
dc.subject.otherSociedadept_BR
dc.subject.otherTelefonia Celularpt_BR
dc.titleEnfoque CTS sobre a telefonia celular na atualidade através de uma abordagem integradora entre as Ciências da Naturezapt_BR
dc.title.alternativeEnfoque CTS sobre a telefonia celular na atualidade através de uma abordagem integrada entre as Ciências da Naturezapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5972pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Enfoque CTS sobre a telefonia.pdfA.pdf223 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.