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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Relação entre as dificuldades e a percepção que os estudantes do ensino médio possuem sobre a função das representações visuais no ensino de Química
Título(s) alternativo(s): The relationship between the difficulties and the perception that high school students have about the role of visual representations in the teaching of Chemistry
Autor(es): Fernando César Silva
Edyth Priscilla Campos Silva
Diogo Moreira Duarte
Franciele de Sousa Dias
Resumo: Neste artigo buscamos analisar a relação entre as dificuldades dos estudantes do Ensino Médio de escolas de Belo Horizonte (MG) e suas percepções sobre a função das representações visuais no Ensino de Química. Nesse sentido, os dados foram gerados a partir das atividades realizadas pelos estudantes, sendo essas orientadas por um estudo internacional realizado sobre o tema. Os resultados, analisados sob uma abordagem qualitativa, apontaram dificuldades de compreensão, construção e relação das representações visuais com os modelos, levando os estudantes a perceberem essas representações como necessárias apenas para uma ilustração da Química. Essa percepção implica no uso dessas representações como um produto que transmite seu conteúdo por si próprio, relacionando com as dificuldades identificadas. Como implicação desse estudo, sugerimos que as dificuldades possam ser minimizadas a partir de uma percepção dessas representações visuais como necessárias para apoiar hipóteses, produzir justificativas, fundamentar os argumentos, elaborar as explicações e expressar conclusões.
Abstract: In this article, we seek to analyze the relationship between the difficulties of high school students in schools in Belo Horizonte (MG, Brazil) and their perceptions of the role of visual representations in Chemistry Teaching. Thus, the data were generated from the activities carried out by the students, guided by an international study about the topic. The results indicated difficulties in the understanding, construction and relationship of visual representations with the models, and the fact that students do not perceive these representations as necessary only for the illustration of Chemistry. This perception by students implies the use of these representations, as a product that transmits its content by itself, relating it to identified difficulties. We suggest - as an implication of this study - that these difficulties can be minimized if visual representations can be perceived as necessary to support hypotheses, produce justifications, substantiate arguments, elaborate on explanations and express conclusions.
Assunto: Educação Básica
Capacidade de Aprendizagem
Química
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320210061
URI: http://hdl.handle.net/1843/73455
Data do documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/3TLcfqDwpHV8Wq8Pn5yxjdN/
metadata.dc.relation.ispartof: Ciência & Educação
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