Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/73556
Type: Dissertação
Title: O caderno rosa de Lori Lamby, de Hilda Hilst, sob a perspectiva da Análise Crítica do Discurso e da Multimodalidade
Authors: Jonathan Oliveira Soares
First Advisor: Leonardo Antonio Soares
First Referee: Jairo Venício Carvalhais de Oliveira
Second Referee: Gustavo Ximenes Cunha
Abstract: Deparar-se com as páginas iniciais de O Caderno Rosa de Lori Lamby (1990) não é uma tarefa fácil para nenhum leitor. O que se encontra a princípio são experiências sexuais narradas de forma natural e ingênua por uma criança protagonista, que o choque causado pelo contato inicial com o livro acaba inibindo a maioria dos leitores que querem fazer uma análise mais detalhada da obra. Diante dessas considerações, esta pesquisa pretende examinar sob o enfoque da Análise Crítica do Discurso e da Multimodalidade, como os mecanismos linguísticos e as imagens interagem e se integram para a transmissão de uma mensagem sensível e complexa através do olhar de uma criança de oito anos de idade. Para que os objetivos sejam alcançados, partirei para uma análise da linguagem verbal utilizada pela escritora em sua obra, utilizando a Gramática Sistêmico-Funcional de Halliday (1994) e Halliday e Matthiessen (2004; 2013), onde o foco recairá sobre a metafunção ideacional. Para fins de análise das imagens presentes na obra, uso como base a multimodalidade de Kress e van Leeuwen (2006; 2021) com o intuito de descobrir o nível de interação e complementação entre os níveis textual e imagético. Por fim, analiso as questões ideológicas, hegemônicas, socioculturais e identitárias presentes na obra, de forma explícita ou implícita, com base nos estudos da ACD, de Fairclough (1994; 2003; 2006). Através das análises, observamos que tanto o texto quanto as imagens têm um papel essencial na transmissão da mensagem sensível e complexa abordada no livro. A relação entre esses elementos é profundamente entrelaçada, contribuindo para a compreensão e impacto da história.
Abstract: Coming across the opening pages of O Caderno Rosa de Lori Lamby (1990) is not an easy task for any reader. What you find at first are sexual experiences narrated in such a natural and naive way by a child protagonist, that the shock caused by the initial contact with the book ends up inhibiting most readers who want to make a more detailed analysis of the work. Given these considerations, this research intends to examine, from the perspective of Critical Discourse Analysis and Multimodality, how linguistic mechanisms and images interact and integrate to transmit a sensitive and complex message through the eyes of an eight-year-old child. deity. In order for the objectives to be achieved, I will start with an analysis of the verbal language used by the writer in her work, using the Systemic-Functional Grammar of Halliday (1994) and Halliday and Matthiessen (2004; 2013), where the focus will be on the metafunction ideational. For the purposes of analyzing the images present in the work, I use Kress and van Leeuwen (2006; 2021) multimodality as a basis in order to discover the level of interaction and complementation between the textual and imagetic levels. Finally, I analyze the ideological, hegemonic, sociocultural and identity issues present in the work, explicitly or implicitly, based on studies of ACD, by Fairclough (1994; 2003; 2006). Through analysis, we observed that both text and images play an essential role in transmitting the sensitive and complex message addressed in the book. The relationship between these elements is deeply intertwined, contributing to the understanding and impact of the story.
Subject: Hilda, Hilst. – Caderno rosa de Lori Lamby
Análise crítica do discurso
Modalidade (Linguística)
Gramática sistêmica
Funcionalismo (Linguística)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/73556
Issue Date: 6-Mar-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons