Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/73562
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Laureny Aparecida Lourenço da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6950885540481315pt_BR
dc.contributor.referee1Laureny Aparecida Lourenço da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Elisa Maria Amorim Vieirapt_BR
dc.contributor.referee3Mônica Gomes da Silvapt_BR
dc.creatorPetronilio Mendes Titopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0950243689841090pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-09T13:14:03Z-
dc.date.available2024-08-09T13:14:03Z-
dc.date.issued2024-04-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/73562-
dc.description.resumoO objetivo do estudo consiste em uma comparação entre os romances: Vidas Secas e Los Santos Inocentes. A proposta para a temática do diálogo entre as obras foi lançar luz sobre os sencientes, as plantas e os animais que povoam as narrativas. Dessa forma, a pesquisa tem enquanto base crítica os estudos de Maciel (2008, 2011, 2016, 2023) e Nascimento (2021). A partir dos estudos citados, as seções Fitoliteratura e Zooliteratura apresentam um panorama de obras que podem dialogar com o objetivo do estudo dissertativo, por de certa forma abordarem direta ou indiretamente as relações entre os sencientes e os homens. Assim sendo, seis tópicos de análises dos textos literários foram desenvolvidos para abordarem essas relações. Os três primeiros tópicos foram sobre os homens e as plantas. A geografia, os biomas, homens, plantas e animais estão envoltos pela topofilia e as situações se desenvolvem de acordo com a ligação entre esses elementos. Assim, sentimentos surgem diante de cada experiência e esse conjunto de experiências tornam-se um companheirismo entre as espécies. Dessa forma, há diversos modos de companheirismos, seja entre homens e plantas ou homens e animais. No presente estudo consta o detalhamento de alguns desses companheirismos, analisados através da ótica dos sentimentos e ações que configuram as narrativas. Para embasar os exames sobre a geografia, os biomas e plantas, e como estes se conectam aos homens foram utilizados os estudos de Stefano Mancuso (2019, 2021, 2022), Evando Nascimento (2022), Yi-Fu Tuan (2015), Osman Lins (1924) e Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro (2002). As proposições de Jonh Berger (2021), Donna Haraway (2021), Peter Wohlleben (2019) e Maria Esther Maciel (2008, 2011, 2016, 2023) compuseram as investigações sobre as ligações entre animais e homens. Dessa forma, há diversas nuances sobre a temática abordada, então, o estudo comparado de Vidas Secas e Los Santos Inocentes perfila algumas matizes do companheirismo entre as espécies através de um olhar dialético para os sencientes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectGraciliano Ramospt_BR
dc.subjectMiguel Delibespt_BR
dc.subjectVidas Secaspt_BR
dc.subjectLos Santos Inocentespt_BR
dc.subject.otherRamos, Graciliano, 1892-1953. – Vidas secas – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherDelibes, Miguel. – Santos inocentes – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherFicção brasileira – Historia e críticapt_BR
dc.subject.otherAnimais na literaturapt_BR
dc.subject.otherNatureza na literaturapt_BR
dc.subject.otherFicção espanhola – História e críticapt_BR
dc.titleZOO e ECO: um olhar dialético para os sencientes em Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e Los Santos Inocentes, de Miguel Delibespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PMTDissertação.pdf1.22 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons