Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/73564
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Fundamentos neurobiológicos do ensino e da aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Neurobiological foundations of teaching and learning
Autor(es): Cássia Aparecida de Souza França
Primeiro Orientador: Leonor Bezerra Guerra
Resumo: A educação é a formação do indivíduo através do processo ensino-aprendizagem, que possibilita a aquisição de novos comportamentos, potencialmente transformadores do viver do indivíduo. Os estudos das neurociências são de grande relevância para a educação, pois todo comportamento humano requer o sistema nervoso como substrato biológico. Este trabalho, realizado por meio de uma revisão bibliográfica, apresenta alguns fundamentos neurobiológicos do processo ensino-aprendizagem – a estrutura morfológica e funcional do sistema nervoso, os períodos receptivos do desenvolvimento, a influência de fatores genéticos e ambientais, o fenômeno de neuroplasticidade e alguns aspectos da cognição humana. O conhecimento desses fundamentos suscita a reflexão, ainda que incipiente, sobre a validade das teorias de Piaget e Vygotsky e sobre fatores que interferem na aprendizagem bem como aqueles que contribuiriam para maior eficácia do trabalho no âmbito da educação, sugerindo a necessidade de se pensar na educação para a vida.
Abstract: Education is the development of an individual through the process of teaching and learning, which makes possible the acquisition of new behaviors, potentially transforming one’s life. The studies on neurosciences have great relevance for education, as all human behavior requires the nervous system as biological substratum. This work, carried through a bibliographical review, presents some neurobiological basis of the teaching-learning process - the morphological and functional structure of the nervous system, the receptive periods of the development, the influence of genetic and environmental factors, the phenomenon of neuroplasticity and some aspects of the human cognition. The knowledge of these fundamentals excites the reflection, even though incipient, on the validity of Piaget’s and Vygotsky’s theories and on factors that influence learning as well as those that would contribute for better effectiveness of the work in the scope of education, suggesting the necessity of thinking about education as the individual development for living.
Assunto: Neurociências
Educação
Ensino
Aprendizagem
Sistema Nervoso
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Neurociências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/73564
Data do documento: 10-Dez-2005
Aparece nas coleções:Especialização em Neurociências e suas Fronteiras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fundamentos neurobiológicos do ensino aprendizagem.pdf942.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.