Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/73568
Tipo: Monografia (especialização)
Título: As vozes que ecoam (n)o mundo: as identidades sexuais em aulas de Língua Portuguesa
Título(s) alternativo(s): The voices which echo in the world: sexual identities in Portugueses classes
Autor(es): Marcos da Silva Cruz
Primeiro Orientador: Ronaldo Corrêa Gomes Júnior
Primeiro membro da banca : Luciana de Oliveira Silva
Segundo membro da banca: Marina Morena dos Santos e Silva
Resumo: Diante da regularidade de falas e comportamentos homofóbicos nas escolas, cristalizados por meio de piadas e pelo apagamento de figuras dissidentes em sexualidade, o espaço de sala de aula torna-se um lócus de reprodução de preconceitos. Como forma de criação de um território de resistência, este projeto, situado no componente curricular de Língua Portuguesa, objetiva a construção de um percurso formativo em que os alunos construam uma campanha de visibilidade para personalidades LGBTQIAPN+ na rede social Instagram. Para isso, a proposta articula os pressupostos dos multiletramentos (Cope; Kalantzis, 2000) e da educação linguística queer (Mazzaro, 2021), sem perder de vista as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Em termos de organização, o trabalho apresenta o mote e a justificativa que ampara a eleição de questões de sexualidade, descreve o mirante teórico a partir do qual as ações didáticas são desenvolvidas, arrola as justificativas para inscrição de cada atividade e encerra com a oferta de um manual do professor. A proposição didática comporta quatro módulo, com seis atividades, em que são explorados ambientes digitais como Canva, Trello, Google Docs e Instagram. Espera-se que a proposta em tela permita a formação discente cidadã e crítica para as especificidades linguageiras e históricas que englobam os diferentes recursos de apagamento de personalidades dissidentes, ao mesmo tempo que construa caminhos alternativos para a visibilidade de figuras públicas emblemáticas aos múltiplos contextos da cultura brasileira.
Abstract: Faced with the regularity of homophobic speech and behaviour in schools, crystallized through jokes and the erasure of dissident figures in sexuality, the classroom becomes a locus for the reproduction of prejudice. As a way of creating a territory of resistance, this project, located in the Portuguese Language curriculum, aims to build a formative path in which students build a visibility campaign for LGBTQIAPN+ personalities on the social network Instagram. To this end, the proposal articulates the assumptions of multilingualism (Cope; Kalantzis, 2000) and queer language education (Mazzaro, 2021), without losing sight of the guidelines of the National Common Curriculum Base (BNCC, 2018). In terms of organization, the work presents the motto and justification that supports the choice of sexuality issues, describes the theoretical viewpoint from which the didactic actions are developed, lists the justifications for enrolling in each activity and closes with the offer of a teacher's manual. The didactic proposal comprises four modules, with six activities, in which digital environments such as Canva, Trello, Google Docs and Instagram are explored. It is hoped that this proposal will enable students to become citizens and critics of the linguistic and historical specificities that encompass the different ways in which dissident personalities are erased, while at the same time building alternative paths for the visibility of emblematic public figures in the multiple contexts of Brazilian culture.
Assunto: Linguagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/73568
Data do documento: 1-Fev-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino

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