Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/73665
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Dos conhecimentos tradicionais às práticas epistêmicas: Situando conceitos químicos nos contextos dos estudantes
Título(s) alternativo(s): From traditional knowledge to epistemic practices: Situatingchemical concepts in students' contexts
Autor(es): Fabiana Aparecida da Fonseca
Fernando César Silva
Resumo: Pesquisadores da área de Educação em Ciências tem ressaltado a importância de aproximaros estudantesde práticasepistêmicas. No entanto, mais do que envolvê-los nessa aproximação, cabe aos professores situarem essas práticasem seus contextos. Dessa forma, buscou-se identificartais práticas mobilizadaspor estudantesdo Ensino Médio,de uma escola pública,na disciplina de Química.A discussão dos conceitos químicos ocorreua partir de um problema envolvendo o uso de chás.Devido à natureza dos conceitos discutidos,foramutilizados registros escritosproduzidospelos estudantes, queforamanalisados por meioda Análise Textual Discursiva com categorias definidas previamente. As práticasepistêmicas identificadas –problematizar, elaborar hipóteses e fazer previsões–podem estar diretamente ligadas aos conhecimentos prévios dos estudantes,ressaltando a importância de se considerar o contexto desses estudantes. Não se esperaconstruir uma lista de práticasidentificadas a partir de uma sequência de aulas, mas entender as maneiras pelas quais o conhecimentoquímico está sendo construído por esses estudantese a influência de seus conhecimentosprévios. A identificação das práticasepistêmicas também fornece implicações importantes para oensino, porque o desenvolvimento delas,pelos estudantes,podem ser indícios de engajamento e da aprendizagem epistêmica.
Abstract: Researchers in the area of Science Education have showed the importance of bringing students closer to scientific practices. However, more than involving them in this approach, it is up to teachers to situate these practices in their contexts. Thus, purpose to identify thepractices mobilizes by high school studentsfrom a public school in the discipline of Chemistry. The discussion of chemical concepts started from a problem involving the use of teas. Due to the nature of the concepts discussed, written records produced by the students were used, which were analyzedusing Discursive Textual Analysis with previously defined categories. The epistemic practices identified -problematizing, elaborating hypotheses, making predictions and quoting -can be directly linked to the students' previous knowledge, emphasizing theimportance of considering the context of these students. It is not expected to build a list of practices identified from a sequence of classes, but to understand the ways in which chemical knowledge is being built by these students and the influence of their prior knowledge. The identification of epistemic practices also provides important implications for teaching, because their development by students can be evidence of engagement and epistemic learning.
Assunto: Educação Básica
Ciências
Química
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4536
URI: http://hdl.handle.net/1843/73665
Data do documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/about
metadata.dc.relation.ispartof: Interfaces da Educação
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dos conhecimentos tradicionais às práticas epistêmicas.pdfA.pdf259.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.