Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/73676
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A motivação dos estudantes para aprendizagem de ciências em uma sequência de atividades com abordagem CTS
Autor(es): Tamires Giordana Leal Moreira
Primeiro Orientador: Sérgio Geraldo Torquato de Oliveira
Primeiro Coorientador: Marina de Lima Tavares
Resumo: A falta de motivação para a aprendizagem de ciências é uma questão que interfere na aprendizagem dos estudantes. Por isso, procurar maneiras de estimular os estudantes e mantê-los motivados na busca pelo conhecimento é fundamental. O presente trabalho tem como objetivo investigar a motivação para aprendizagem de Ciências em uma sequência de atividades sobre microrganismos baseadas na abordagem CTS. Para tal, nos apoiamos nos pressupostos da Teoria da Autodeterminação de Deci e Ryan (1985) e de uma das subteorias chamada Teoria das Necessidades Psicológicas Básicas que nos fornece subsidio para compreender a motivação dos estudantes em sala de aula de Ciências. A presente pesquisa tem abordagem qualitativa e é do tipo pesquisa-ação e foi realizada em uma escola municipal Coronel, localizada na cidade de Contagem/MG, com uma turma de 9º ano. Os resultados possibilitaram observar que a satisfação das necessidades psicológicas básicas foi preponderante para a motivação dos estudantes para aprender conceitos científicos e que tal satisfação tem relação com a abordagem de ensino que orientou o desenvolvimento e realização das atividades. Tais resultados são promissores pois permitem que professores utilizem das reflexões deste trabalho para planejar suas atividades em sala de aula além de contribuir para melhor compreensão do campo de pesquisa acerca da motivação para aprendizagem de conceitos científicos em aulas sobre microrganismos.
Assunto: Ciência - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/73676
Data do documento: 25-Mar-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Tamires Giordana Leal Moreira pronta.pdfMonografia atualizada1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.