Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/73716
Tipo: Dissertação
Título: “A tecnologia do corpo é o futuro!”: vestígios da potência política da dança-experiência, a partir da página Afrofunk Rio no Instagram
Título(s) alternativo(s): “Body technology is the future!”: traces of the political power of dance-experience, from the Afrofunk Rio's page on Instagram
Autor(es): Carolina Souza Louback
primer Tutor: Vanessa Veiga De Oliveira
primer miembro del tribunal : Ângela Cristina Salgueiro Marques
Segundo miembro del tribunal: Pamela Guimarães da Silva
Resumen: O uso das redes sociais online é uma prática cotidiana de grande parte da sociedade, configurando mais um espaço público contemporâneo, no qual os sujeitos interagem e aparecem na cena social da sua forma singular. Para as mulheres, tendo em vista os impedimentos de diferentes ordens impostas por conta do gênero e da raça no contexto brasileiro, essa participação autoral em rede permite uma prática do aparecer dentro de suas próprias experiências, narrando forças e precariedades, que estavam antes restritas ao círculo íntimo, ou nem mesmo expostas entre vínculos próximos por vergonha ou culpa. Interessadas em refletir sobre as possibilidades de experiência das mulheres nas suas inscrições e no seu aparecimento pela rede social Instagram, nos debruçamos sobre o perfil do projeto Afrofunk Rio (@afrofunkrio) para investigar o corpo em movimento compartilhado em rede – a dança-experiência. O trabalho buscou responder a seguinte questão: de que forma a dança-experiência do Afrofunk Rio se revela como gesto comunicativo importante para a potência política das mulheres no contexto brasileiro e no contexto da rede social Instagram? Nesse sentido, elaboramos uma compreensão dos termos dança-experiência, gesto comunicativo e potência política, a partir de diferentes autores como John Dewey, George-Herbert Mead e Jacques Rancière. Para conceber o universo do projeto Afrofunk Rio, assim como a dimensão da rede social desenvolvemos um referencial teórico a partir de epistemologias feministas negras decoloniais com o auxílio de pesquisadoras como Rosane Borges, Judith Butler, Maria Lugones, Lélia Gonzalez e Ângela Figueiredo. A partir da noção do dispositivo interacional (BRAGA, 2020) estabelecemos os procedimentos metodológicos para analisar o nosso corpus, que contou com 85 posts desde março de 2019 a junho de 2021. A nossa análise destaca a mulher negra na dança-experiência do Afrofunk como protagonista na reinvenção do ser-mulher (potência política) nesse espaço, já que potencializa novas maneiras de vivenciar temas como o corpo, a sexualidade, a política e a espiritualidade, a partir da incorporação de movimentos de quadril e sentidos da dança afrocentrada. Essas novas inteligibilidades construídas pelo rebolado no Afrofunk Rio, nos aponta para as complexidades do ser-mulher no contexto brasileiro, ao introduzir novos sentidos ao corpo-mulher e à experiência com a dança dentro de novas sociabilidades para mulheres brancas e não brancas, configurando o rebolado tanto como prática que vincula as mulheres, quanto exercício que reescreve os sentidos de ser-mulher.
Abstract: The use of social media is a daily practice for a large part of society, configuring another contemporary public space, in which subjects interact and appear in the social scene in their own unique way. For women, in view of the impediments of different orders imposed on account of gender and race in the Brazilian context, this authorial participation in social media allows a practice of appearing within their own experiences, narrating strengths and precariousness, which were previously restricted to the intimate circle, or not even exposed among close ties out of shame or guilt. Interested in reflecting on the possibilities of women's experience in their inscriptions and in their appearance on Instagram, we focused on the profile of the Afrofunk Rio project (@afrofunkrio) to investigate the body in movement shared online – the dance-experience. The work sought to answer the following question: how does the dance-experience of Afrofunk Rio reveal itself as an important communicative gesture for the political power of women in the Brazilian context and in the context of the social network Instagram? In this sense, we developed an understanding of the terms dance-experience, communicative gesture and political power, based on different authors such as John Dewey, George-Herbert Mead and Jacques Rancière. To conceive the universe of the Afrofunk Rio project, as well as the dimension of the social network, we developed a theoretical framework based on decolonial black feminist epistemologies with the help of researchers such as Rosane Borges, Judith Butler, Maria Lugones, Lélia Gonzalez and Ângela Figueiredo. From the notion of the interactional device (BRAGA, 2020) we established the methodological procedures to analyze our corpus, which had 85 posts from March 2019 to June 2021. Our analysis highlights the figure of black woman in the dance-experience of Afrofunk as protagonist in the reinvention of being a woman (political power) in this space, as it potentiates new ways of experiencing themes such as the body, sexuality, politics and spirituality, from the incorporation of hip movements and Afrocentered meanings of dance. These new intelligibilities built by the hip shake in Afrofunk Rio, point us to the complexities of being a woman in the Brazilian context, by introducing new meanings to the woman-body and to the experiences with dance within new sociabilities for white and non-white women, configuring the rebolado as a practice that links women and as an exercise that rewrites the meanings of being a woman.
Asunto: Comunicação - Teses
Dança - Teses
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/73716
Fecha del documento: 21-ene-2022
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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