Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/73905
Type: Tese
Title: Verjuntas : cineclube de mulheres nas ocupações urbanas em Uberlândia/MG
Other Titles: Seetogether : women’s film club in urban occupations in Uberlândia/MG
Authors: Iara Helena Magalhães
First Advisor: Cláudia Cardoso Mesquita
First Referee: Luciana de Oliveira
Second Referee: Roberta Oliveira Veiga
Third Referee: Ângela Cristina Salgueiro Marques
metadata.dc.contributor.referee4: Edileuza Penha de Souza
metadata.dc.contributor.referee5: Douglas Mosar Morais Resende
Abstract: Num passado recente, na cidade de Uberlândia-MG, histórico reduto do agronegócio e da UDR (União Democrática Ruralista), cerca de 10 mil famílias enfrentaram o poder público, os setores imobiliários, políticos e os meios de comunicação, em movimentos de luta por moradia. Neste plano de composição, as mulheres moradoras de três ocupações foram convidadas a fundar o Cineclube de Mulheres Verjuntas. O surgimento de um cineclube na periferia da cidade durante o período pandêmico é, por si só, um acontecimento inédito, sobretudo por ser organizado por uma equipe de mulheres sem teto, dispostas a iniciar uma atividade cineclubista, que aciona preferências estéticas, opções políticas e situações específicas de luta e de lida nas comunidades. A experiência de cinema nas ocupações, com as mulheres sem teto assistindo juntas, e pela primeira vez, a filmes de curta-metragem realizados por mulheres, constata a seguinte proposição: as mulheres nas ocupações produzem a vida em condições difíceis e injustas, entretanto, com atenção, com alegria e, por que não dizer, com vigor se dispõem a Verjuntas filmes como um desafio: elas desafiam a ordem das cidades, que não têm lugar para elas. A possibilidade epistemológica de que toda prática cultural é aplicada primeiramente ao corpo é defendida nesta pesquisa, em que o sensível é apreendido, escrito, transcrito e montado através de inter-relações entre os filmes e a sua apropriação, entre os aportes teórico-metodológicos e a produção de uma cartografia afetiva, entre os cards sensíveis e os desenhos e fotos produzidos pelas mulheres, entre os tempos dos momentos formativos da experiência e os da memória da escrita dos relatos. Ao juntar uma multiplicidade de pensamentos, autorias e filmes, provocamos movimentos, dentre eles, o da escuta de algumas invisibilidades – as mulheres sem teto e as comunidades à beira da cidade de asfalto –, rompendo de saída a separação entre quem conhece e quem supostamente é ignorante. A tese pode ser entendida como um campo de luta das mulheres sem teto, reverberando na produção de novos territórios de existência para elas e para as pesquisas comunicacionais, através da produção de novos arranjos epistemológicos sensíveis, no cotidiano, na ação política e na vida.
Abstract: In recent past, in the city of Uberlândia-MG, a historic stronghold of agribusiness and UDR (União Democrática Ruralista), around 10 thousand families faced public authorities, real estate sectors, politicians and the media, in movements to fight for a home. In this composition plan, women living in three occupations were invited to found the Women’s Film Club Seetogether. The emergence of a film club on the outskirts of the city during the pandemic period is, in itself, an unprecedented event, especially because it was organized by a team of homeless women, willing to start a film club activity, which triggers aesthetic preferences, political options and specific situations of strugle and daily work routine in communities. Cinema experience in occupations, with homeless women for the first time, whatching short films directed by women, confirms the following proposition: women in occupations produce life in difficult and unfair conditions, however, with attention, with joy and, why not to say, with vigor they set out to see the films as a challenge: they challenge the order of cities, which has no place for them. The epistemological possibility that every cultural practice is applied primarily to the body is defended in this research, in which the sensitive is apprehended, written, transcribed and assembled through interrelations between films and their appropriation, between theoretical-methodological application and the production of an affective cartography, between the sensitive cards and the drawings and photos produced by women, between the times of formative moments of experience and those of the memory of writing the reports. By bringing together a multiplicity of thoughts, authors and films, we provoke movements, among them, listening to some invisibilities – homeless women and communities on the edge of the asphalt city –, breaking the separation between those who know and those who is supposedly ignorant. This thesis can be understood as a field of struggle for homeless women, reverberating in the production of new territories of existence for them and for communicational research, through the production of new sensitive epistemological arrangements, in everyday life, in political action, in their existente.
Subject: Comunicação - Teses
Mulheres - Teses
Cineclubes - Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/73905
Issue Date: 20-Jun-2024
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.