Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/73910
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Capitalismo global, neoliberalismo e "pós-modernidade reacionária": a educação como mercadoria e os contextos atuais da formação de professoras/es da escola pública |
Título(s) alternativo(s): | Global capitalism, neoliberalism, and “reactionary postmodernity”: education as a commodity and the current contexts in teacher education for public schools |
Autor(es): | Júlio Emílio Diniz-Pereira |
Resumo: | Este artigo analisa muito brevemente três contextos atuais em que se dá a formação de professoras/es para as escolas públicas no Brasil: o capitalismo global, o neoliberalismo e o que Paulo Freire chamou de “pós-modernidade reacionária” a fi m de compreender os ritmos acelerados de privatização da educação e, mais especificamente, do ensino superior e da formação de professoras/es no país, bem como as políticas docentes aprovadas nos últimos anos – com foco na BNC-Formação. Consequentemente, a formação de professoras/es para as escolas públicas no Brasil acontece hoje, principalmente, em instituições de ensino superior não-universitárias, privadas com fins lucrativos, em cursos noturnos e, progressivamente, a distância – o que compromete bastante a qualidade da formação das/os profissionais que trabalharão nessas escolas. |
Abstract: | This article briefl y analyzes three current contexts in which teacher education for public schools takes place in Brazil: global capitalism, neoliberalism, and what Paulo Freire called “reactionary post-modernity” in order to understand the accelerated rhythms of privatization in education in Brazil, mainly, in both higher education and teacher education, as well as the teaching policies approved in recent years in this country – focusing upon “BCN-Formação”. Consequently, teacher education for public schools in Brazil takes places today, mainly, in private for-profit non-university higher education institutions, in teacher education programs developed in the evening and, progressively, online, which affects the quality of teacher education for those who will teach at these schools. |
Assunto: | Professores -- Formação Neoliberalismo Escola pública Privatização na educação Globalização |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.19 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/73910 |
Data do documento: | 29-Mar-2022 |
metadata.dc.url.externa: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18988 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Cadernos de Pesquisa |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Capitalismo global, neoliberalismo e pós-modernidade reacionária.pdf | 304.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.