Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/73974
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marina de Lima Tavarespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7313929666462604pt_BR
dc.creatorRegina Mara Carvalho Ferreira Cantizanept_BR
dc.date.accessioned2024-08-14T13:57:15Z-
dc.date.available2024-08-14T13:57:15Z-
dc.date.issued2023-03-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/73974-
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa tem como proposta, investigar, contribuições de uma Feira de Ciências para estudantes e professores do 9º ano do ensino fundamental no município de Carmésia e suas percepções de como a feira de ciências pode contribuir de forma efetiva para a aprendizagem. Teve como perspectiva principal investigar como estudantes e professores avaliam as contribuições de uma feira de ciências para a efetivação da aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida com a participação e engajamento de alunos do 9º ano doensino fundamental. O planejamento, de aulas e atividades, foi realizado pela pesquisadora, juntamente com os professores do 9º ano do ensino fundamental, os quais abordaram dois eixos temáticos: Água e Energia. As atividades envolveram: aulas expositivas, aulas práticas em laboratório e em outros espaços escolares, composterior exposição de trabalhos e experimentos durante a feira de ciências. O desenvolvimento do trabalho permeou-se pelo envolvimento de todos os envolvidos, desde o planejamento, a organização, desenvolvimento até o fechamento com a apresentação dos experimentos pelos estudantes durante a feira de ciências. Observa-se após análise dos dados, que tanto os alunos, quanto os professores, relataram que a feira de ciências apresenta grande relevância para o processo de aprendizagem, uma vez que, é um instrumento pedagógico facilitador desse processo. Para os alunos, as aulas preparatórias para a feira de ciências, oportunizam através da realização de atividades práticas, maior interação entre eles, o objeto de conhecimento estudado, contribuindo os conteúdos ministrados pelos professores durante as aulas. Conclui-se que a feira de ciências é relevante para a efetivação da aprendizagem dos estudantes, sendo recomendada como uma ferramenta pedagógica a ser utilizada por professores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem de ciênciaspt_BR
dc.subjectFeira de ciênciaspt_BR
dc.subjectAtividades práticaspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleContribuições de uma feira de ciências para estudantes e professores do 9º ano do ensino fundamental de uma escola municipal em Carmésiapt_BR
dc.title.alternativeContributions of a science fair for students and teachers in the 9th grade of elementary education in a school municipal in Carmesiapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação em Ciências

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Regina_Mara - Versão Final.pdfTrabalho final corrigido980.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.