Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/73974
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Contribuições de uma feira de ciências para estudantes e professores do 9º ano do ensino fundamental de uma escola municipal em Carmésia |
Other Titles: | Contributions of a science fair for students and teachers in the 9th grade of elementary education in a school municipal in Carmesia |
Authors: | Regina Mara Carvalho Ferreira Cantizane |
First Advisor: | Marina de Lima Tavares |
Abstract: | O presente trabalho de pesquisa tem como proposta, investigar, contribuições de uma Feira de Ciências para estudantes e professores do 9º ano do ensino fundamental no município de Carmésia e suas percepções de como a feira de ciências pode contribuir de forma efetiva para a aprendizagem. Teve como perspectiva principal investigar como estudantes e professores avaliam as contribuições de uma feira de ciências para a efetivação da aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida com a participação e engajamento de alunos do 9º ano doensino fundamental. O planejamento, de aulas e atividades, foi realizado pela pesquisadora, juntamente com os professores do 9º ano do ensino fundamental, os quais abordaram dois eixos temáticos: Água e Energia. As atividades envolveram: aulas expositivas, aulas práticas em laboratório e em outros espaços escolares, composterior exposição de trabalhos e experimentos durante a feira de ciências. O desenvolvimento do trabalho permeou-se pelo envolvimento de todos os envolvidos, desde o planejamento, a organização, desenvolvimento até o fechamento com a apresentação dos experimentos pelos estudantes durante a feira de ciências. Observa-se após análise dos dados, que tanto os alunos, quanto os professores, relataram que a feira de ciências apresenta grande relevância para o processo de aprendizagem, uma vez que, é um instrumento pedagógico facilitador desse processo. Para os alunos, as aulas preparatórias para a feira de ciências, oportunizam através da realização de atividades práticas, maior interação entre eles, o objeto de conhecimento estudado, contribuindo os conteúdos ministrados pelos professores durante as aulas. Conclui-se que a feira de ciências é relevante para a efetivação da aprendizagem dos estudantes, sendo recomendada como uma ferramenta pedagógica a ser utilizada por professores. |
Subject: | Educação Ciência - Estudo e ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/73974 |
Issue Date: | 25-Mar-2023 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Regina_Mara - Versão Final.pdf | Trabalho final corrigido | 980.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.