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http://hdl.handle.net/1843/74012
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O jogo de controvérsias "tratamento compulsório da tuberculose" como estratégia para alfabetização científica de pessoas privadas de liberdade |
Autor(es): | Solange Gonçalves Ribeiro |
Primeiro Orientador: | Marina Assis Fonseca |
Resumo: | Este artigo avaliou a aplicabilidade e a eficácia do jogo “Tratamento Compulsório da Tuberculose” (disponível em playdecide.eu) como recurso didático para a alfabetização científica de alunos com Privação de Liberdade. O trabalho se justifica pela relevância do tema para a população carcerária e por se caracterizar como questão sociocientífica, além da precariedade da educação prisional, escassez de trabalhos acadêmicos na área e a falta de autonomia, recursos e formação específica dos docentes que atuam no sistema prisional. O jogo foi aplicado, a partir de um discurso dialógico, para dezoito alunos de uma escola presidiária da região metropolitana de Belo Horizonte, MG. Para a análise dos dados, obtidos por observação e questionários, buscou-se relações entre as falas dos alunos e aspectos dos referenciais teóricos utilizados especialmente indicadores de alfabetização científica. O jogo se mostrou promissor para o ensino de ciências, valorizando o debate e a alfabetização científica, ainda que tenham sido indicados ajustes que possam promover mais autonomia dos discentes com esta ferramenta. |
Assunto: | Educação Ciências - Estudo e ensino Prisioneiros - Educação Jogos educativos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino de Ciências |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/74012 |
Data do documento: | 17-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação em Ciências |
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