Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/74012
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O jogo de controvérsias "tratamento compulsório da tuberculose" como estratégia para alfabetização científica de pessoas privadas de liberdade
Autor(es): Solange Gonçalves Ribeiro
Primeiro Orientador: Marina Assis Fonseca
Resumo: Este artigo avaliou a aplicabilidade e a eficácia do jogo “Tratamento Compulsório da Tuberculose” (disponível em playdecide.eu) como recurso didático para a alfabetização científica de alunos com Privação de Liberdade. O trabalho se justifica pela relevância do tema para a população carcerária e por se caracterizar como questão sociocientífica, além da precariedade da educação prisional, escassez de trabalhos acadêmicos na área e a falta de autonomia, recursos e formação específica dos docentes que atuam no sistema prisional. O jogo foi aplicado, a partir de um discurso dialógico, para dezoito alunos de uma escola presidiária da região metropolitana de Belo Horizonte, MG. Para a análise dos dados, obtidos por observação e questionários, buscou-se relações entre as falas dos alunos e aspectos dos referenciais teóricos utilizados especialmente indicadores de alfabetização científica. O jogo se mostrou promissor para o ensino de ciências, valorizando o debate e a alfabetização científica, ainda que tenham sido indicados ajustes que possam promover mais autonomia dos discentes com esta ferramenta.
Assunto: Educação
Ciências - Estudo e ensino
Prisioneiros - Educação
Jogos educativos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/74012
Data do documento: 17-Dez-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - VERSÃO FINAL - SOLANGE G RIBEIRO.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.