Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/74112
Tipo: Tese
Título: Pentágono da privacidade no big data privacy analytics: proposta de modelo multifacetado de garantia da privacidade e do valor analítico
Autor(es): Brenner Lopes
Primeiro Orientador: Ricardo Rodrigues Barbosa
Primeiro membro da banca : George Leal Jamil
Segundo membro da banca: Cristiana Fernandes de Muylder
Terceiro membro da banca: Darly Fernando Andrade
Quarto membro da banca: Andre Luiz de Castro Leal
Resumo: O contínuo aumento da quantidade de dados gerados e disponíveis, criou um ambiente caracterizado por uma gigantesca massa de dados, que crescem não só quanto ao seu volume e quantidade, mas também em termos de variedade, sendo criado e transitando em alta velocidade. Se antes, o foco e a disponibilidade de dados, tinha como interface prioritária os chamados dados estruturados, hoje eles estão em quantidade e importância bem menores, e os ajustes e aprimoramentos nas tecnologias e análises foram em parte realizados para se adaptarem a essa nova realidade que se convencionou chamar de big data. O valor criado pelas análises de big data, têm trazido muitos fatores positivos para diversos campos, como também, por outro lado, têm trazido alguns problemas. Uma das questões de grande relevância nesse contexto que têm suscitado grande preocupação à sociedade são as ameaças à privacidade, trazidas pelas análises avançadas de grandes volumes de dados. A questão posta como resultado de diversas pesquisas, é que os procedimentos, técnicas e tecnologias atualmente disponíveis não conseguem dar garantia plena à privacidade. Assim como as legislações que disciplinam a proteção e privacidade de dados, como no caso brasileiro a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Por outro lado, é possível obter um elevadíssimo nível de privacidade, mas ao custo da nulidade das possibilidades de extração de valor do big data. Diante desse complexo cenário, o foco dessa pesquisa está em propor um modelo multifacetado (porque precisa ser composto por múltiplas abordagens e construtos) no âmbito do big data analytics, que garanta a privacidade, ao mesmo tempo, em que não inviabilize sua extração de valor. A metodologia proposta para esse trabalho, estará baseada na abordagem quantitativa, com o emprego de mineração de texto e aprendizado de máquina não supervisionado com foco na criação de agrupamentos. Após a fase quantitativa foram analisadas a partir de uma abordagem qualitativa as políticas de privacidade de 28 empresas, com dois objetivos principais: encontrar o melhor número de clusters; e obter um entendimento de características distintivas dos mesmos, de forma a aprimorar a análise realizada. Foram selecionadas as políticas de privacidade das mil maiores empresas do Brasil, assim classificadas pelo ranking Valor1000 (2021). Os resultados apontaram para a consistência do modelo do Pentágono da Privacidade no Big Data Analytics proposto; assim como para o que foi denominado neste trabalho de “privacidade opaca”.
Abstract: The continuous increase in the amount of data generated and available has created an environment characterized by a gigantic mass of data, which grows not only in terms of volume and quantity, but also in terms of variety, being created and moving at high speed. If before, the focus and availability of data had as a priority interface the so-called structured data, today they are in much smaller quantity and importance, and adjustments and improvements in technologies and analyzes were partly carried out to adapt to this new reality which is conventionally called big data. The value created by big data analysis has brought many positive factors to different fields, but, on the other hand, it has also brought some problems. One of the issues of great relevance in this context that has raised great concern in society are the threats to privacy, brought about by advanced analyzes of large volumes of data. The question raised as a result of several researches is that the procedures, techniques and technologies currently available cannot fully guarantee privacy. As well as legislation that regulates data protection and privacy, such as in the Brazilian case the General Data Protection Law (LGPD). On the other hand, it is possible to obtain a very high level of privacy, but at the cost of nullifying the possibilities of extracting value from big data. Given this complex scenario, the focus of this research is to propose a multifaceted model (because it needs to be composed of multiple approaches and constructs) within the scope of big data analytics, which guarantees privacy, at the same time, in which it does not make it impossible to extract value. The methodology proposed for this work will be based on a quantitative approach, using text mining and unsupervised machine learning with a focus on creating clusters. After the quantitative phase, the privacy policies of 28 companies were analyzed using a qualitative approach, with two main objectives: finding the best number of clusters; and obtain an understanding of their distinctive characteristics, in order to improve the analysis carried out. The privacy policies of the thousand largest companies in Brazil were selected, classified as such by the Valor1000 ranking (2021). The results pointed to the consistency of the Privacy Pentagon model in the proposed Big Data Analytics; as well as what was called “opaque privacy” in this work.
Assunto: Ciência da informação
Big data
Direito à privacidade
Proteção de dados
Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/74112
Data do documento: 22-Fev-2024
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