Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/74238
Tipo: Dissertação
Título: Palhaçaria negra: o jogo, a poética e a pedagogia de uma palhaça preta
Autor(es): Juliene Lellis dos Santos
Primeiro Orientador: Vinicius da Silva Lírio
Resumo: Este estudo objetiva apresentar, analisar e discutir as interações e práticas de uma palhaça negra, dentro e fora do contexto hospitalar. A partir das referências políticas, sociais, identitárias e étnico-raciais trazidas pelos estudos sobre teatros negros, propostos por Leda Maria Martins (1995), Marcos Alexandre (2017) e Evani Tavares Lima (2010), empreende um mapeamento da construção do jogo cênico afrorreferenciado. Apresenta o fazer em palhaçaria sob a perspectiva de uma mulher negra, em que o riso e mote da graça rejeita a inferiorização e a ridicularização dos corpos, da cultura e das estéticas negras. Assim, analisa como a música, a dança e elementos estéticos afro-brasileiros atravessam a concepção das poéticas que a palhaça negra apresenta em seu jogo cênico. Discute, ainda, questões ligadas ao racismo estrutural e às ramificações a ele associadas, como o racismo recreativo, a baixa autoestima e a visão deturpada que os sujeitos negros têm de si e de seus pares, distorção condicionada pelo olhar estereotipado da branquitude. Levanta a problemática do riso racista como mecanismo de manutenção de poder e perpetuação dos racismos. Corrobora, assim, como construção gradativa do jogo cênico antirracista, os processos de afirmação positiva das identidades, da autoimagem e autoestima de negras, negros e negres. O produto deste estudo consiste na elaboração de roteiro e apresentação de uma cena curta/número de palhaçaria negra, que aborda as questões étnico-raciais, de gênero e estéticas que influenciam na construção subjetiva e nas identidades dos sujeitos negros.
Assunto: Educação
Educação - Relações raciais
Negros nas artes cênicas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/74238
Data do documento: 14-Ago-2023
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Final - 16 de novembro.pdfDissertação Juliene Lellis Dos Santos1.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons