Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/74238
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Vinicius da Silva Lírio | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0482809541374065 | pt_BR |
dc.creator | Juliene Lellis dos Santos | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8841522122855894 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-19T14:11:30Z | - |
dc.date.available | 2024-08-19T14:11:30Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/74238 | - |
dc.description.resumo | Este estudo objetiva apresentar, analisar e discutir as interações e práticas de uma palhaça negra, dentro e fora do contexto hospitalar. A partir das referências políticas, sociais, identitárias e étnico-raciais trazidas pelos estudos sobre teatros negros, propostos por Leda Maria Martins (1995), Marcos Alexandre (2017) e Evani Tavares Lima (2010), empreende um mapeamento da construção do jogo cênico afrorreferenciado. Apresenta o fazer em palhaçaria sob a perspectiva de uma mulher negra, em que o riso e mote da graça rejeita a inferiorização e a ridicularização dos corpos, da cultura e das estéticas negras. Assim, analisa como a música, a dança e elementos estéticos afro-brasileiros atravessam a concepção das poéticas que a palhaça negra apresenta em seu jogo cênico. Discute, ainda, questões ligadas ao racismo estrutural e às ramificações a ele associadas, como o racismo recreativo, a baixa autoestima e a visão deturpada que os sujeitos negros têm de si e de seus pares, distorção condicionada pelo olhar estereotipado da branquitude. Levanta a problemática do riso racista como mecanismo de manutenção de poder e perpetuação dos racismos. Corrobora, assim, como construção gradativa do jogo cênico antirracista, os processos de afirmação positiva das identidades, da autoimagem e autoestima de negras, negros e negres. O produto deste estudo consiste na elaboração de roteiro e apresentação de uma cena curta/número de palhaçaria negra, que aborda as questões étnico-raciais, de gênero e estéticas que influenciam na construção subjetiva e nas identidades dos sujeitos negros. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Jogo cênico antirracista | pt_BR |
dc.subject | Palhaça negra | pt_BR |
dc.subject | Palhaçaria negra | pt_BR |
dc.subject | Práticas afrorreferenciadas | pt_BR |
dc.subject | Poéticas negras | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - Relações raciais | pt_BR |
dc.subject.other | Negros nas artes cênicas | pt_BR |
dc.title | Palhaçaria negra: o jogo, a poética e a pedagogia de uma palhaça preta | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Final - 16 de novembro.pdf | Dissertação Juliene Lellis Dos Santos | 1.9 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License