Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/74240
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Agnes Florida Santos da cunhapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7141475540275655pt_BR
dc.creatorElenisia de Assis Pinto Dinizpt_BR
dc.date.accessioned2024-08-19T14:21:37Z-
dc.date.available2024-08-19T14:21:37Z-
dc.date.issued2024-06-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/74240-
dc.description.abstractPlaying is essential for the motor development of a child where, through self-initiated and motivated active movement, new motor skills emerge and improve, also favoring the promotion of cognitive and behavioral functions. The present study aimed to conduct a narrative review of the literature on the use of playful resources in child rehabilitation applied to motor outcomes. The searches were performed in the PUBMED and MEDLINE databases, using the keywords "playful", "physiotherapy", "motor control", "play" and "toys" in Portuguese and English, the Boolean term "AND" was used to combine the descriptors. After analyzing the articles found, 9 articles that dealt with aspects of play related to the acquisition of motor skills were included in the narrative review. In the studies analyzed, the importance of including play in the interventions is noted, as it helps the therapists in the rehabilitation and implementation of conducts, significantly favoring the child's adherence to the interventions, enhancing affective, cognitive, emotional and neuromotor gains. It is worth mentioning the need for future research to validate resources and adaptations in environments in order to provide benefits to the child's motor development.pt_BR
dc.description.resumoO brincar é imprescindível para o desenvolvimento motor de uma criança onde por meio da movimentação ativa auto iniciada e motivada, novas habilidades motoras vão surgindo e se aprimorando, favorecendo também a promoção de funções cognitivas e comportamentais. O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão narrativa da literatura sobre a utilização de recursos lúdicos na reabilitação infantil aplicado a desfechos motores. As buscas foram realizadas nas bases de dados PUBMED e MEDLINE, utilizando as palavras-chave “lúdico”, “fisioterapia”, “controle motor”, “brincar” e “brinquedos” em português e inglês, o termo boleano “AND” foi empregado para combinação dos descritores. Após análise dos artigos encontrados, foram incluídos na revisão narrativa 9 artigos que tratavam de aspectos do brincar relacionados a aquisição de habilidades motoras. Nos estudos analisados, nota-se a importância da inclusão do brincar nas intervenções pois auxilia a atuação dos terapeutas na reabilitação e implementação de condutas favorecendo de forma significativa a adesão da criança nas intervenções potencializando os ganhos afetivos, cognitivos, emocionais e neuromotores. Vale ressaltar a necessidade de futuras pesquisas para validar recursos e adaptações nos ambientes com intuito de proporcionar benefícios ao desenvolvimento motor da criança.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEF - DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectlúdicopt_BR
dc.subjectfisioterapiapt_BR
dc.subjectcontrole motorpt_BR
dc.subjectbrincarpt_BR
dc.subjectbrinquedospt_BR
dc.subject.otherCrianças - Reabilitaçãopt_BR
dc.subject.otherBrincadeiraspt_BR
dc.subject.otherFisioterapiapt_BR
dc.titleEfeitos da adição do recurso lúdico à estratégia terapêutica no desenvolvimento motor da criançapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elenisia Diniz-TCC.pdf446.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.