Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/74255
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Saberes e práticas de professoras da educação infantil: medidas de tempo
Título(s) alternativo(s): Knowledge and practices of early childhood teachers: time measures
Autor(es): Denise França Stehling
Keli Cristina Conti
Resumo: O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um mestrado profissional em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A pesquisa, já finalizada, investigou quais os saberes e conhecimentos matemáticos e metodológicos são mobilizados, reconhecidos e ressignificados por professoras da Educação Infantil, que atuavam com crianças de 4 e 5 anos na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte/MG, quando se reúnem em grupo de estudos. A pesquisa contou com abordagem qualitativa, com a perspectiva de elaboração de narrativas orais e escritas. O plano de trabalho de campo e os instrumentos de registros de informações compreenderam a formação do grupo de professoras, a aplicação de questionários em alguns momentos, os encontros periódicos de formação, a discussão, o planejamento e o registro. Aqui optamos por trazer os registros das práticas envolvendo as medidas de tempo, que foram discutidas em um dos encontros do grupo em que se destacaram os fazeres práticos das professoras. Teve também a perspectiva de constituir um material de viés formativo, compartilhando as descobertas e propondo novos caminhos que avancem na investigação e na reflexão sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil. Os resultados apontam que investigar a sabedoria existente na prática é um processo complexo, dinâmico e circular que envolve o “ser e pensar” e o “saber e fazer” docente. Esse processo exige sensibilidade dos professores ao investigar a própria prática e ser protagonista de seu desenvolvimento profissional.
Abstract: The article seeks to present the results of a research developed in the scope of a professional master's degree in Education, from the Federal University os Minas Gerais (UFMG). The research, already completed, investigated which mathematical and methodological knowledge and knowledge are mobilized, recognized and re-signified by early childhood teachers, who worked with children aged 4 and 5, from the Municipal Education Network of Belo Horizonte / MG, when come together in a study group. The research had a qualitative approach, with the perspective of elaborating oral and written narratives. The field work plan and the information recording instruments comprised the formation of the group of teachers, application of questionnaires in some moments, periodic training meetings, discussion, planning and registration. Here we chose to bring the records of practices involving time measures, which was discussed at one of the group's meetings, highlighting the teachers' practical actions. It also had the perspective of constituting a material with a formative bias, sharing the discoveries and proposing new paths that advance the investigation and reflection of pedagogical practices in Early Childhood Education. Investigating existing wisdom in practice is a complex, dynamic and circular process that involves “being and thinking” and “knowing and doing” as a teacher. This process requires teachers' sensitivity when investigating their own practice and being the protagonist of their professional development.
Assunto: Professores -- Formação
Educação infantil
Educação matemática
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.14244/198271994344
URI: http://hdl.handle.net/1843/74255
Data do documento: 29-Dez-2022
metadata.dc.url.externa: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4344
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Eletrônica de Educação
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