Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/74278
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Os currículos do curso de licenciatura em matemática da UFMG: saberes profissionais em uma história das disciplinas de estágio curricular supervisionado (1971 - 1987)
Título(s) alternativo(s): The bachelor of mathematics for teaching curricula at UFMG: professional knowledge in a story of the supervised curricular internship courses (1971 -1987)
Autor(es): Mariana Lima Vilela
Filipe Santos Fernandes
Resumen: Neste artigo apresentaremos algumas discussões sobre os saberes profissionais e os currículos na formação de professores de Matemática. O objetivo deste trabalho consiste em elaborar uma compreensão histórica das reformas curriculares do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), apontando o movimento de construção dos saberes profissionais da docência, nas décadas de 1970 e 1980. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, discutindo as reformas curriculares de 1971, 1975, 1980 e 1987. As fontes utilizadas foram os documentos presentes em arquivos institucionais, as atas de reuniões do Colegiado do curso de Matemática e informações de outras pesquisas que tangenciam tais discussões. A análise está relacionada às disciplinas responsáveis pelo estágio curricular supervisionado nos currículos do curso de Licenciatura de Matemática da UFMG. Como principais resultados, destacam-se os movimentos de construção de espaços e tempos nos currículos para saberes próprios à docência de matemática, na atribuição de responsabilidades institucionais e perspectivas de formação de professores.
Abstract: In this article, we will discuss the professional knowledge and curricula of Mathematics teachers' training. It aims at developing a historical understanding of the curricular reforms of the Bachelor of Mathematics for Teaching at the Federal University of Minas Gerais (UFMG), pointing out the movement of construction of the professional knowledge of teaching in the 1970s and 1980s. This research followed a qualitative approach, discussing the curriculum reforms of 1971, 1975, 1980, and 1987. The sources are documents from institutional archives, the meeting minutes of the Mathematics Course Council, and information from other research related to these discussions. The analysis is related to the Supervised Curricular Internship courses in the curricula of the Bachelor of Mathematics for Teaching at UFMG. As the main results, we highlight the construction of space and time in the curricula for the knowledge proper to teaching mathematics, and in the attribution of institutional responsibilities and perspectives for teacher training.
Asunto: Professores -- Formação
Professores de matemática -- Formação
História da educação
Currículo escolar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667618
URI: http://hdl.handle.net/1843/74278
Fecha del documento: 26-may-2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8667618
metadata.dc.relation.ispartof: Zetetike
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Os currículos do curso de licenciatura em matemática da UFMG.pdf221.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.