Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/74282
Tipo: Dissertação
Título: A pesquisa de um trabalho colaborativo com docentes de matemática envolvendo textos: uma proposta de formação continuada
Autor(es): Susana Lúcia do Nascimento
primer Tutor: Wagner Ahmad Auarek
primer miembro del tribunal : Carolina Tamayo Osório
Segundo miembro del tribunal: Ilaine da Silva Campos
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo geral explicitar e analisar uma proposta de Formação Continuada embasada no Trabalho Colaborativo no desenvolvimento de um planejamento de atividades utilizando textos matemáticos e não-matemáticos. Participaram dessa pesquisa, como colaboradoras, três professoras de Matemática que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental em Escolas Públicas da cidade de Ponte Nova, Minas Gerais. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, traz como proposta metodológica a formação de um Grupo de Trabalho Colaborativo no desenvolvimento de estudos teóricos, planejamento de atividades de ensino e reflexões sobre a prática. Ao final, apresentaremos um recurso educativo com as atividades discutidas e definidas pelo grupo com o objetivo de apresentar um material de apoio aos professores dos anos finais do Ensino Fundamental. O produto será organizado no formato de um e-book, considerado importante pela eficiência no ponto de vista pedagógico, pois complementa e oportuniza novas abordagens didáticas, já que orienta sobre uma ação colaborativa, no nosso caso, a utilização de textos matemáticos e não-matemáticos no ensino da Matemática.
Abstract: The present work has the general objective of explaining and analyzing a proposal for Continuing Education based on Collaborative Work in the development of a planning of activities using mathematical and non-mathematical texts. Three Mathematics teachers who work in the final years of Elementary Education in Public Schools in the city of Ponte Nova, Minas Gerais, participated in this research as collaborators. This research, of a qualitative nature, brings as a methodological proposal the formation of a Collaborative Work Group in the development of theoretical studies, planning of teaching activities and reflections on practice. In the end, we will present an educational resource with the activities discussed and defined by the group with the objective of presenting a support material for teachers in the final years of Elementary School. The product will be organized in an e-book format, considered important due to its efficiency from a pedagogical point of view, as it complements and provides opportunities for new didactic approaches, as it guides on a collaborative action, in our case, the use of mathematical and non-mathematical texts. mathematicians in mathematics teaching.
Asunto: Educação
Professores - Formação
Professores de matemática
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/74282
Fecha del documento: 24-feb-2023
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.