Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/74292
Tipo: Dissertação
Título: “Só não fiz do mesmo jeitinho”: estudantes apropriando-se de práticas de numeramento na escola família agrícola Bontempo
Autor(es): Gabriel de Souza Santos
Primeiro Orientador: Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
Resumo: Interessados na compreensão e na divulgação da proposta pedagógica das Escolas Família Agrícola (EFA), neste trabalho procuramos conhecer melhor essa proposta e apresentá-la sob a perspectiva das vivências de aprendizagem de estudantes na EFA Bontempo e da contribuição dessas vivências – em especial de sua vivência na relação com conhecimentos matemáticos – para constituição dessas e desses estudantes como sujeitos sociais. Por isso, adotamos, como lógica de pesquisa, a etnografia da sala de aula – entendendo a sala de aula como os diversos espaços de aprendizagem da escola – para investigar como estudantes que vivem no campo e cursam o Ensino Médio na EFA Bontempo se apropriam de práticas de numeramento no contexto escolar. Essa perspectiva permite e demanda conhecer a proposta e práticas pedagógicas da EFA Bontempo e das EFAs como projeto educativo. Em especial, inspirados pela proposta de Norman Fairclough de se empreender uma Análise Tridimensional do Discurso, analisamos dois eventos selecionados do material empírico que reunimos ao longo do acompanhamento de quatro Tempos-Escola dessa EFA. Nessa análise, buscamos discutir como sua proposta pedagógica oportuniza que estudantes do campo, enquanto se apropriam de práticas de numeramento no contexto escolar, se constituam como sujeitos de conhecimento, de história e de luta.
Assunto: Educação
Educação rural
Matemática - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/74292
Data do documento: 31-Out-2023
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DissertaçãoGabriel.pdf1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.