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dc.contributor.advisor1Maria da Conceição Ferreira Reis Fonsecapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2605895454297792pt_BR
dc.creatorGabriel de Souza Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7336243186721258pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-20T14:00:02Z-
dc.date.available2024-08-20T14:00:02Z-
dc.date.issued2023-10-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/74292-
dc.description.resumoInteressados na compreensão e na divulgação da proposta pedagógica das Escolas Família Agrícola (EFA), neste trabalho procuramos conhecer melhor essa proposta e apresentá-la sob a perspectiva das vivências de aprendizagem de estudantes na EFA Bontempo e da contribuição dessas vivências – em especial de sua vivência na relação com conhecimentos matemáticos – para constituição dessas e desses estudantes como sujeitos sociais. Por isso, adotamos, como lógica de pesquisa, a etnografia da sala de aula – entendendo a sala de aula como os diversos espaços de aprendizagem da escola – para investigar como estudantes que vivem no campo e cursam o Ensino Médio na EFA Bontempo se apropriam de práticas de numeramento no contexto escolar. Essa perspectiva permite e demanda conhecer a proposta e práticas pedagógicas da EFA Bontempo e das EFAs como projeto educativo. Em especial, inspirados pela proposta de Norman Fairclough de se empreender uma Análise Tridimensional do Discurso, analisamos dois eventos selecionados do material empírico que reunimos ao longo do acompanhamento de quatro Tempos-Escola dessa EFA. Nessa análise, buscamos discutir como sua proposta pedagógica oportuniza que estudantes do campo, enquanto se apropriam de práticas de numeramento no contexto escolar, se constituam como sujeitos de conhecimento, de história e de luta.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola Família Agrícola (EFA)pt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectPedagogia da Alternânciapt_BR
dc.subjectApropriação de práticas de numeramento escolarespt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação ruralpt_BR
dc.subject.otherMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.title“Só não fiz do mesmo jeitinho”: estudantes apropriando-se de práticas de numeramento na escola família agrícola Bontempopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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