Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/74328
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Paulina Maria Maia Barbosapt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes0516263904806475pt_BR
dc.contributor.referee1Paulina Maria Maia Barbosapt_BR
dc.contributor.referee2Natália Almeida Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee3José Eugênio Cortes Figueirapt_BR
dc.creatorAna Lucia Lotério Simões de Souzapt_BR
dc.creator.Lattes4648188086647295pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-20T14:42:42Z-
dc.date.available2024-08-20T14:42:42Z-
dc.date.issued2024-04-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/74328-
dc.description.abstractThis work was developed with 1st year high school students at Escola Estadual Silvo Lobo in the municipality of Betim (MG), through an investigative approach and using active methodologies, in favor of developing scientific literacy. The students' attention was drawn to the importance of environmental education and management in our daily lives, our community, our school and at work, the main focuses of the work. The didactic sequence was developed in six stages that involved dialogues, questions and hypothesis raising. The stages built paths that led students to scientific literacy and the perception of their capabilities for action and intervention in the management of the environmental quality that surrounds them. The first stage, brain storm, was the initial provocation, a moment of interaction, reflection and probing of the students' prior knowledge. In the second stage, knowing terms, we work on the theoretical basis, expanding fundamental concepts and preparing students for the visit to the Essencis Landfill in Betim-MG. The third stage, visiting the landfill, was one of the strongest educational points of this project. Contact with practical environmental management certainly contributed to establishing the relationship between waste care and the unique health of the region. The themes One Health and Serra do Curral (fourth stage), worked on in an investigative manner, provided greater autonomy to students, with the teacher simply being a learning tutor. The Simulated Jury, the fifth stage, promoted an exciting discussion about mining management in Serra do Curral and the positive and negative impacts inherent to the enterprise. In the last stage, the challenge given to the students was to create a fictitious company and test their performance as “managers for a day”. This work promoted, in a gradual and playful way, the construction of responsibility for environmental management and the appreciation of ecosystem health.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi desenvolvido, com alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Silvo Lobo no município de Betim (MG), através de uma abordagem investigativa e utilizando metodologias ativas, em prol do desenvolvimento da alfabetização científica. A atenção dos estudantes foi despertada para a importância da educação e gestão ambiental em nosso cotidiano, nossa comunidade, nossa escola e no trabalho, focos principais do trabalho. A sequência didática foi desenvolvida em seis etapas que envolveram diálogos, questionamentos e levantamentos de hipóteses. As etapas construíram caminhos que conduziram os estudantes à alfabetização científica e a percepção de suas capacidades para ação e intervenção na gestão da qualidade ambiental que os cerca. A primeira etapa, tempestade cerebral, foi a provocação inicial, momento de interação, reflexão e sondagem dos conhecimentos prévios dos estudantes. Na segunda etapa, conhecendo termos, trabalhamos a base teórica, ampliando conceitos fundamentais e preparando os alunos para a visita ao Aterro Sanitário Essencis em Betim-MG. A terceira etapa, visita ao aterro, foi um dos pontos educativos mais fortes desse projeto. O contato com a gestão ambiental prática certamente colaborou para o estabelecimento da relação entre o cuidado com os resíduos e a saúde única da região. Os temas Saúde Única e Serra do Curral (quarta etapa), trabalhados de forma investigativa, proporcionaram maior autonomia aos estudantes, sendo o professor apenas um tutor do aprendizado. O Juri-Simulado, quinta etapa, promoveu uma empolgada discussão sobre a gestão da mineração na Serra do Curral e os impactos positivos e negativos inerentes ao empreendimento. Na última etapa, o desafio levado aos estudantes foi a criação de uma empresa fictícia e o teste da atuação deles como “gestores por um dia”. Esse trabalho promoveu, de forma gradual e lúdica, a construção da responsabilidade com a gestão do meio ambiente e a valorização da saúde ecossistêmica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectSaúde únicapt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherGestão Ambientalpt_BR
dc.subject.otherCompetência em Informaçãopt_BR
dc.subject.otherSaúde Únicapt_BR
dc.titleGestão ambiental em foco: uma abordagem didática e investigativa para a alfabetização científica no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCM.Final-Ana Lucia Lotério Simões de Souza-PROFBIO2022-UFMG.pdf1.99 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons