Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/74412
Tipo: Artigo de Evento
Título: Letramento literário na alfabetização
Autor(es): Eliana Guimarães Almeida
Maria Elisa de Araújo Grossi
Resumen: A proposta deste trabalho é promover uma discussão em torno do letramento literário no processo da alfabetização, considerando essa etapa como fundamental para a formação integral dos sujeitos. Parte-se da compreensão da literatura como elemento capaz de suscitar uma percepção mais ampliada de aspectos da condição humana que nem sempre estão explicitados no texto, mas que podem ser compreendidos quando se permite uma participação subjetiva que envolve o acionamento dos saberes prévios e o acesso às emoções. Tendo como referência dados empíricos coletados em duas pesquisas de mestrado realizadas em escolas públicas municipais de Contagem e de Belo Horizonte, o texto visa a apresentar e analisar algumas interações observadas em sala de aula, a partir do trabalho com a literatura, buscando evidenciar a importância da linguagem literária na formação do sujeito crítico e reflexivo durante o processo da alfabetização.
Asunto: Letramento
Literatura
Alfabetização
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de acceso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/74412
Fecha del documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://www.abalf.org.br/_files/ugd/64d1da_86e48b485dcb4ece8d2df29d7b8ed3c1.pdf
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
no existem archivos asociados a este elemento.


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.