Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/74412
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Letramento literário na alfabetização |
Autor(es): | Eliana Guimarães Almeida Maria Elisa de Araújo Grossi |
Resumo: | A proposta deste trabalho é promover uma discussão em torno do letramento literário no processo da alfabetização, considerando essa etapa como fundamental para a formação integral dos sujeitos. Parte-se da compreensão da literatura como elemento capaz de suscitar uma percepção mais ampliada de aspectos da condição humana que nem sempre estão explicitados no texto, mas que podem ser compreendidos quando se permite uma participação subjetiva que envolve o acionamento dos saberes prévios e o acesso às emoções. Tendo como referência dados empíricos coletados em duas pesquisas de mestrado realizadas em escolas públicas municipais de Contagem e de Belo Horizonte, o texto visa a apresentar e analisar algumas interações observadas em sala de aula, a partir do trabalho com a literatura, buscando evidenciar a importância da linguagem literária na formação do sujeito crítico e reflexivo durante o processo da alfabetização. |
Assunto: | Letramento Literatura Alfabetização |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/74412 |
Data do documento: | 2019 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.abalf.org.br/_files/ugd/64d1da_86e48b485dcb4ece8d2df29d7b8ed3c1.pdf |
Aparece nas coleções: | Artigo de Evento |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.