Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/74412
Tipo: Artigo de Evento
Título: Letramento literário na alfabetização
Autor(es): Eliana Guimarães Almeida
Maria Elisa de Araújo Grossi
Resumo: A proposta deste trabalho é promover uma discussão em torno do letramento literário no processo da alfabetização, considerando essa etapa como fundamental para a formação integral dos sujeitos. Parte-se da compreensão da literatura como elemento capaz de suscitar uma percepção mais ampliada de aspectos da condição humana que nem sempre estão explicitados no texto, mas que podem ser compreendidos quando se permite uma participação subjetiva que envolve o acionamento dos saberes prévios e o acesso às emoções. Tendo como referência dados empíricos coletados em duas pesquisas de mestrado realizadas em escolas públicas municipais de Contagem e de Belo Horizonte, o texto visa a apresentar e analisar algumas interações observadas em sala de aula, a partir do trabalho com a literatura, buscando evidenciar a importância da linguagem literária na formação do sujeito crítico e reflexivo durante o processo da alfabetização.
Assunto: Letramento
Literatura
Alfabetização
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/74412
Data do documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://www.abalf.org.br/_files/ugd/64d1da_86e48b485dcb4ece8d2df29d7b8ed3c1.pdf
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.