Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/74451
Tipo: Artigo de Evento
Título: Leitura literária no primeiro ciclo: uma prosa sem fim.
Autor(es): Ana Paula Pedersoli Pereira
Eliana Guimarães Almeida
Resumen: Esse texto propõe uma discussão sobre potencialidades e usos de obras literárias destinadas a crianças do primeiro ciclo, com foco específico em obras adquiridas por uma política pública da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Partindo de reflexões acadêmicas que têm sido realizadas em torno da escolarização da literatura infantil e da importância da escola na formação do leitor literário, ressaltamos que o letramento literário é um processo que irá prosseguir infinitamente, acompanhando o estudante até os mais altos níveis de graduação que vier a alcançar. Os anos iniciais da escolarização, entretanto, ocupam um lugar de destaque nesse processo, já que, em geral, desde bem pequenas, as crianças estão inseridas em num universo de cultura grafocêntrica e aos poucos, enquanto sujeitos de direito, criam modos de apropriações singulares para participarem, descreverem e compreenderem o mundo e com ele interagir. Nesse sentido, busca-se compartilhar uma análise realizada com uma das obras pertencentes ao acervo “prosa” da referida política pública, buscando contribuir para ampliar as discussões acerva dos usos efetivos dessas obras em sala de aula e/ou em bibliotecas escolares. O principal intuito desse trabalho é revelar o potencial de determinadas obras para despertar a sensibilidade do leitor e o interesse por meio de uma proposta lúdica e dialógica. Nossos pressupostos teóricos se concentram em autores que têm promovido diversas reflexões em torno das práticas de ensino de leitura e de literatura na educação básica, com destaque para Magda Soares, Rildo Cosson, Mônica Correa Baptista e Isabel Solé.
Asunto: Literatura infantojuvenil
Letramento
Alfabetização
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de acceso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/74451
Fecha del documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://simelp.com.br/anais-simelp/publicacoes/AT009/PDF-trab-2265-1.pdf
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
no existem archivos asociados a este elemento.


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.