Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/74451
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dc.creatorAna Paula Pedersoli Pereirapt_BR
dc.creatorEliana Guimarães Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-20T23:27:58Z-
dc.date.available2024-08-20T23:27:58Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.issue7pt_BR
dc.citation.spage771pt_BR
dc.citation.epage779pt_BR
dc.identifier.isbn9788579463532pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/74451-
dc.description.resumoEsse texto propõe uma discussão sobre potencialidades e usos de obras literárias destinadas a crianças do primeiro ciclo, com foco específico em obras adquiridas por uma política pública da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Partindo de reflexões acadêmicas que têm sido realizadas em torno da escolarização da literatura infantil e da importância da escola na formação do leitor literário, ressaltamos que o letramento literário é um processo que irá prosseguir infinitamente, acompanhando o estudante até os mais altos níveis de graduação que vier a alcançar. Os anos iniciais da escolarização, entretanto, ocupam um lugar de destaque nesse processo, já que, em geral, desde bem pequenas, as crianças estão inseridas em num universo de cultura grafocêntrica e aos poucos, enquanto sujeitos de direito, criam modos de apropriações singulares para participarem, descreverem e compreenderem o mundo e com ele interagir. Nesse sentido, busca-se compartilhar uma análise realizada com uma das obras pertencentes ao acervo “prosa” da referida política pública, buscando contribuir para ampliar as discussões acerva dos usos efetivos dessas obras em sala de aula e/ou em bibliotecas escolares. O principal intuito desse trabalho é revelar o potencial de determinadas obras para despertar a sensibilidade do leitor e o interesse por meio de uma proposta lúdica e dialógica. Nossos pressupostos teóricos se concentram em autores que têm promovido diversas reflexões em torno das práticas de ensino de leitura e de literatura na educação básica, com destaque para Magda Soares, Rildo Cosson, Mônica Correa Baptista e Isabel Solé.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subject.otherLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleLeitura literária no primeiro ciclo: uma prosa sem fim.pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://simelp.com.br/anais-simelp/publicacoes/AT009/PDF-trab-2265-1.pdfpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8022-9336pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2570-3146pt_BR
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