Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/74551
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcelo Ricardo Pereirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5930249513804294pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ana Lydia Bezerra Santiagopt_BR
dc.creatorDaniela de Oliveira Pinheiropt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8710082716480259pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-21T14:11:34Z-
dc.date.available2024-08-21T14:11:34Z-
dc.date.issued2023-10-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/74551-
dc.description.resumoA presente dissertação intitulada “A esquizofrenia por detrás do fracasso escolar” se debruça sobre algumas das possíveis razões envolvidas em casos de alunos com baixo rendimento na escola, mesmo após a implementação de intervenções pedagógicas como aulas de reforço extraclasse. A pesquisa possui como ponto de partida a experiência com crianças na prática da docência e psicanálise. Na clínica psicanalítica, foram apresentadas crianças em situação de fracasso escolar que aparentavam ter sintomas bastante similares. A escuta analítica revelou problemas concernentes à linguagem e aos fenômenos de corpo característicos da esquizofrenia. O fracasso escolar, nesses casos, era indício de fraturas provenientes da condição esquizofrênica. Esta dissertação consiste no aprofundamento teórico desse tipo clínico e, para tanto, foi feito um diálogo entre a intervenção pedagógica e a psicanálise no primeiro capítulo, detalhando processos de ensino-aprendizagem retidos na condição de fracasso. O trabalho investiga ainda a temática da esquizofrenia, a partir de uma revisão bibliográfica para tratar conceitos como “a desordem no sentimento de vida”, a “linguagem de órgão”, “a palavra tomada como coisa”, “o corpo sem órgãos”, dentre outros, juntamente com casos clínicos ilustrativos sob a ótica da psicanálise, assunto dedicado ao segundo e terceiro capítulos. O quarto capítulo aborda, mais detalhadamente, um caso clínico exemplar da esquizofrenia de uma criança de sete anos que manifestava fraturas na linguagem e no corpo. O tratamento analítico acontece em três momentos distintos e o capítulo discorre sobre as invenções do sujeito, sob transferência, para tratar seus impasses e mal-estar. O trabalho problematiza os casos de fracasso escolar ao discutir que o entrave à aprendizagem pode não ser relativo à esfera pedagógica, mas da ordem da subjetividade. Dessa forma, uma vez que aparece por parte de certos alunos uma urgência subjetiva, a abordagem psicanalítica para esquizofrenia se mostra frutífera para analisar o complexo quadro de baixo rendimento escolar nestes casos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEsquizofreniapt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectProblemas de linguagempt_BR
dc.subjectFenômenos de corpopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherPsicologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherPsicologia escolarpt_BR
dc.subject.otherPsicologia da aprendizagempt_BR
dc.subject.otherEsquizofreniapt_BR
dc.titleA esquizofrenia por detrás do fracasso escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARQUIVO- A ESQUIZOFRENIA POR DETRAS DO FRACASSO ESCOLAR.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.