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http://hdl.handle.net/1843/74551
Type: | Dissertação |
Title: | A esquizofrenia por detrás do fracasso escolar |
Authors: | Daniela de Oliveira Pinheiro |
First Advisor: | Marcelo Ricardo Pereira |
First Co-advisor: | Ana Lydia Bezerra Santiago |
Abstract: | A presente dissertação intitulada “A esquizofrenia por detrás do fracasso escolar” se debruça sobre algumas das possíveis razões envolvidas em casos de alunos com baixo rendimento na escola, mesmo após a implementação de intervenções pedagógicas como aulas de reforço extraclasse. A pesquisa possui como ponto de partida a experiência com crianças na prática da docência e psicanálise. Na clínica psicanalítica, foram apresentadas crianças em situação de fracasso escolar que aparentavam ter sintomas bastante similares. A escuta analítica revelou problemas concernentes à linguagem e aos fenômenos de corpo característicos da esquizofrenia. O fracasso escolar, nesses casos, era indício de fraturas provenientes da condição esquizofrênica. Esta dissertação consiste no aprofundamento teórico desse tipo clínico e, para tanto, foi feito um diálogo entre a intervenção pedagógica e a psicanálise no primeiro capítulo, detalhando processos de ensino-aprendizagem retidos na condição de fracasso. O trabalho investiga ainda a temática da esquizofrenia, a partir de uma revisão bibliográfica para tratar conceitos como “a desordem no sentimento de vida”, a “linguagem de órgão”, “a palavra tomada como coisa”, “o corpo sem órgãos”, dentre outros, juntamente com casos clínicos ilustrativos sob a ótica da psicanálise, assunto dedicado ao segundo e terceiro capítulos. O quarto capítulo aborda, mais detalhadamente, um caso clínico exemplar da esquizofrenia de uma criança de sete anos que manifestava fraturas na linguagem e no corpo. O tratamento analítico acontece em três momentos distintos e o capítulo discorre sobre as invenções do sujeito, sob transferência, para tratar seus impasses e mal-estar. O trabalho problematiza os casos de fracasso escolar ao discutir que o entrave à aprendizagem pode não ser relativo à esfera pedagógica, mas da ordem da subjetividade. Dessa forma, uma vez que aparece por parte de certos alunos uma urgência subjetiva, a abordagem psicanalítica para esquizofrenia se mostra frutífera para analisar o complexo quadro de baixo rendimento escolar nestes casos. |
Subject: | Educação Psicologia educacional Psicologia escolar Psicologia da aprendizagem Esquizofrenia |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/74551 |
Issue Date: | 31-Oct-2023 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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