Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/74610
Tipo: Tese
Título: A construção de práticas docentes em alfabetização por professoras que assumem pela primeira vez turmas do 1º ano do ensino fundamental
Autor(es): Regina Aparecida Correa
primer Tutor: Júlio Emílio Diniz Pereira
primer Co-tutor: Sara Mourão Monteiro
primer miembro del tribunal : Anne-Marie Chartier
Segundo miembro del tribunal: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Tercer miembro del tribunal: Marta Nõrnberg
Cuarto miembro del tribunal: Paula Cristina de Almeida Rodrigues
Resumen: Esta pesquisa de doutorado teve como objetivo analisar a construção de práticas docentes em alfabetização por professoras que assumiram presencialmente, pela primeira vez, turmas do primeiro ano do ensino fundamental. Os objetivos específicos da pesquisa foram: 1) descrever e caracterizar o desenvolvimento da prática de professoras que assumem presencialmente, pela primeira vez, uma turma de primeiro ano do ensino fundamental no que se refere à alfabetização e ao letramento; 2) compreender como e com base em que professoras que assumem turmas de primeiro ano do ensino fundamental presencialmente, pela primeira vez, orientam a sua prática em alfabetização. A pesquisa realizada é de abordagem qualitativa, de tipo etnográfico e utilizou como instrumentos de coleta de dados o questionário, a observação, a entrevista e a análise de documentos. Por meio de um questionário aplicado com o auxílio da Secretaria Municipal de Educação, de diretoras/es e de coordenadoras/es de escolas estaduais e privadas de um município localizado no Sul de Minas Gerais, foram selecionadas duas professoras iniciantes que lecionaram presencialmente, pela primeira vez, para uma turma de primeiro ano do ensino fundamental no ano de 2022. Foram observados no total 100 dias de aula, 50 dias de cada docente, o que corresponde a 200 horas-aula, e realizadas cinco entrevistas com cada uma delas. Ao longo da observação, a pesquisadora teve acesso a planos de aula, ao livro didático, a atividades, a cartazes, dentre outros, que complementaram e auxiliaram na análise dos dados. Como principais referenciais teóricos temos os seguintes autores: Ana María Salgueiro Caldeira, Anne-Marie Chartier, Cecilia Fierro et. al, Elsie Rockwell, José Gimeno Sacristán e Ruth Mercado, para o conceito de práticas docentes; Magda Soares e Isabel Cristina Alves da Silva Frade, para as práticas docentes em alfabetização. Os resultados apontam que o processo de construção das práticas docentes é dinâmico e multifacetado. Dentre os principais fatores relacionados à construção das práticas das duas docentes, estão, por exemplo, os históricos, como a história de vida das docentes e o seu processo de alfabetização; os pessoais, como a formação acadêmico-profissional e as características pessoais; os contextuais e os materiais/institucionais, como as orientações curriculares e da gestão pedagógica e escolar, o contexto no qual elas trabalharam, o público a que atenderam e os materiais didáticos que utilizaram. Desses, os aspectos pessoais e os contextuais tiveram um papel mais relevante nas práticas das docentes. Embora as duas professoras participantes da pesquisa tenham trabalhado em uma mesma instituição e com condições semelhantes, as práticas docentes construídas por elas foram muito distintas. Essa heterogeneidade parece relacionar-se à margem de autonomia e aos aspectos idiossincráticos que as docentes possuem.
Abstract: This doctoral research aimed to analyze the construction of teaching practices in literacy by teachers who took on classes in the first year of elementary school for the first time. The specific objectives of the research were: 1) to describe and characterize the development of teachers’ practice who face, for the first time, a first-year elementary school class, regarding to literacy; 2) to understand how and based on which teachers who take on first-year elementary school classes, for the first time, guide their literacy practice. The research carried out has a qualitative, ethnographic approach, and used questionnaires, observations, interviews and document analysis as data collection instruments. Through a questionnaire applied with the help of the Municipal Department of Education, directors and coordinators of state and private schools in a town located in the south of Minas Gerais, two beginners teachers who taught for the first time were selected for a first-year elementary school class in2022. A total of 100 school days were observed, 50 days for each teacher, which corresponds to 200 class hours, and five interviews were carried out with each one of them. Throughout the observation, the researcher had access to lesson plans, textbooks, activities, posters, among others, which complemented and assisted in data analysis. As main theoretical references we have the following authors: Ana María Salgueiro Caldeira, Anne-Marie Chartier, Cecilia Fierro et. al, Elsie Rockwell, José Gimeno Sacristán and Ruth Mercado, for the concept of teaching practices; Magda Soares and Isabel Cristina Alves da Silva Frade, for teaching practices in literacy. The results indicate that the process of building teaching practices is dynamic and multifaceted. Among the main factors related to the construction of the two teachers' practices are, for example, historical factors, such as the teachers' life stories and their literacy process; personal factors, such as academicprofessional training and personal characteristics; contextual and material/institutional ones, such as curricular guidelines and pedagogical and school management, the context in which they worked, the public they served and the teaching materials they used. From these aspects, personal and contextual onesplayed a more relevant role in the teachers' practices. Although the two participating teachers in the research worked in the same institution and under similar conditions, the teaching practices constructed by them were very different. This heterogeneity seems to be related to the margin of autonomy and the idiosyncratic aspects that teachers have.
Asunto: Educação
Alfabetização
Prática de ensino
Professores alfabetizadores
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/74610
Fecha del documento: 28-feb-2024
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

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