Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/74655
Type: Dissertação
Title: A formação empreendedora de jovens brasileiros em vulnerabilidade socioeconômica: o caso de Minas Gerais
Authors: Henriqueta Morais Bernardes
First Advisor: Francisco Vidal Barbosa
First Referee: Helton Cristian de Paula
Second Referee: Marcio Augusto Gonçalves
Abstract: O empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade, que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas, seja em forma de um negócio ou um projeto, ou mesmo um movimento. É considerado como a arte de fazer acontecer, com criatividade e motivação, projetos pessoais ou organizacionais. Enquanto isso, o empreendedorismo social em contextos menos favorecidos surge como uma via promissora para renovação da intervenção social, sendo uma forma alternativa de produção econômica. O crescimento do número de estudos sobre empreendedorismo nas últimas décadas aumentou a visibilidade e importância do tema; contudo, o tema da educação empreendedora ainda carece de uma discussão mais sólida, que auxilie no amadurecimento, norteamento e disseminação de forma mais eficaz. Sendo assim, este estudo de caráter quali-quantitativo tem como foco o tema da educação empreendedora, com o objetivo de viabilizar a formação empreendedora de jovens em contextos de vulnerabilidade socioeconômica. Para tanto, pesquisou-se o tema “empreendedorismo” e as metodologias para o ensino do mesmo. Escolheu-se a metodologia Business CANVAS para a aplicação da pesquisa em campo, por ser mais prática, simples e de fácil acesso. Em campo, foi feita uma pesquisa com a amostragem de 47 jovens em contextos de vulnerabilidade socioeconômica. Por fim, para análise de dados, recorreu-se à análise descritiva de todos os CANVAS aplicados durante o processo da pesquisa. Com essa análise, os resultados da pesquisa evidenciaram que ensinar empreendedorismo para jovens em contextos de vulnerabilidade está muito além de conteúdos pragmáticos e teóricos; é mudar uma geração, promover proatividade, realização de sonho, reflexão, responsabilidade, autoconhecimento, autovalorização, para permear em habilidades, atitudes e comportamentos empreendedores. Dessa forma, conclui-se que é necessário o desenvolvimento de abordagens, técnicas e ferramentas para o ensino do empreendedorismo, que considerem o contexto e promovam, além da inclusão produtiva do jovem, a inclusão social, o desenvolvimento pessoal para o protagonismo dos jovens em vulnerabilidade socioeconômica.
Abstract: Entrepreneurship is the ability of a person to identify problems and opportunities, develop solutions and invest resources in creating something positive for society, which generates real changes and impacts on people's daily lives, whether in the form of a business or a project. or even a movement. It is considered the art of making personal or organizational projects happen with creativity and motivation. Meanwhile, social entrepreneurship in less favored contexts appears as a promising route for renewing social intervention, being an alternative form of economic production. The growth in the number of studies on entrepreneurship in recent decades has increased the visibility and importance of the topic, however the topic of entrepreneurial education still needs a more solid discussion, which would help in its maturation, guidance and dissemination more effectively. Therefore, this quali-quanti study focuses on the topic of entrepreneurial education, with the objective of enabling the entrepreneurial training of young people in contexts of socioeconomic vulnerability. To this end, the topic “entrepreneurship” and methodologies for teaching it were researched. The Business CANVAS methodology was chosen for the application of research in the field, as it is more practical, simple and easily accessible. In the field, research was carried out with a sample of 47 young people in contexts of socioeconomic vulnerability. Finally, for data analysis, a descriptive analysis of all CANVAS applied during the research process was used. With this analysis, the research results showed that teaching entrepreneurship to young people in vulnerable contexts goes far beyond pragmatic and theoretical content, it means changing a generation, promoting proactivity, dream fulfillment, reflection, responsibility, self-knowledge, self-valuation, to permeate entrepreneurial skills, attitudes and behaviors. Therefore, it is concluded that it is necessary to develop approaches, techniques and tools for teaching entrepreneurship, which consider the context and promote, in addition to the productive inclusion of young people, social inclusion and personal development for the protagonism of young people in socioeconomic vulnerability.
Subject: Inovação
Empreendedorismo
Jovem
Vulnerabilidade Social
Educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/74655
Issue Date: 19-May-2023
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