Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/74882
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O ensino de geografia para os anos inicias do ensino fundamental: o que os autores prescritivos e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sugerem? |
Título(s) alternativo(s): | Teaching geography for the beginning years of elementary school: what do the prescriptive authors and The National Common Curriculum Base (BNCC) suggest? |
Autor(es): | Helania Martins de Souza Valéria de Oliveira Roque Ascenção |
Resumo: | Apresentamos neste artigoparte das análises iniciais da revisão bibliográfica pertencente a uma pesquisa de doutoramento em andamento. A pesquisa tem como objetivo identificar os conhecimentos docentes à luz do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC) dos professores que ensinamGeografiano curso de Pedagogia. Nesse artigo apresentamos o que alguns autores, que denominamos no trabalho como prescritivos, juntamente com a Base Nacional Comum Curricular sugerem como indispensáveis para o ensino de Geografianos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A partir da análise da prescrição feita pelos autores e o documento da BNCC,pudemos realizar uma aproximação entre o que os autores analisados e a BNCC identificamcomo indispensável para o ensino de Geografia. |
Abstract: | We present in this article part of the initial analyzes of the literature review belonging to a doctoral research in progress. The research aims to identify the teaching knowledge in the light of the Pedagogical Content Knowledge (CPC) of the teachers who teach Geography in the Pedagogy course. In this article we present what some authors, which we call prescriptive at work, and the National Common Curricular Base suggest as indispensable for the teaching of Geography in the Initial Years of Elementary School. From the analysis of the prescription made by the authors and the BNCC document, we were able to make an approximation between what the analyzed authors and the BNCC identify as indispensable for the teaching of Geography. |
Assunto: | Geografia, Estudo e Ensino Base Nacional Comum Curricular |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.255886 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/74882 |
Data do documento: | 2023 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ensinodegeografia/article/view/255886 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Ensino de Geografia |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ensino de geografia.PDFa.pdf | 428.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.