Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/74927
Tipo: Dissertação
Título: Jogos indígenas e jogos matemáticos na educação escolar indígena Pataxó de Porto Seguro
Autor(es): Ronald Goivado dos Santos
Primeiro Orientador: Teresinha Fumi Kawasaki
Primeiro membro da banca : Ruana Priscila da Silva Brito
Segundo membro da banca: Wagner Ahmad Auarek
Resumo: Esta dissertação apresenta uma pesquisa descritiva autobiográfica com forte embasamento em minhas observações na perspectiva de um educador indígena; o cotidiano, a vida e a cultura Pataxó formam o cenário de fundo de esse olhar sobre o papel dos jogos e jogos de Matemática na educação escolar indígena. O ponto de partida são as observações sobre os jogos indígenas e matemáticos que, de certa forma, são utilizados incorporados pelos professores que atuam na Educação Escolar Indígena Pataxó do município de Porto Seguro. Além da observação pessoal, incorporei as reflexões de colegas educadores com quem convivo sobre os desafios da educação matemática, com foco particular nas contribuições sobre o uso deste método de ensino como procedimento pedagógico opcional. Ao final, este trabalho centrou-se no objetivo de organizar um livreto de jogos matemáticos com adaptações para as especificidades do povo Pataxó. O enfoque dos jogos matemáticos deste trabalho foi baseado na etnomatemática, pois os jogos que foram selecionados são utilizados e adaptados por professores indígenas da educação escolar indígena Pataxó de Porto Seguro-BA.
Abstract: This dissertation presents descriptive autobiographic research with a strong basis in my observations from the perspective of an indigenous educator; everyday life, life and Pataxó culture form the background of this look at the role of Mathematics games in indigenous school education. The starting point is my observations about indigenous and mathematical games that, in a certain way, are used by teachers who work in Pataxó Indigenous School Education in the municipality of Porto Seguro. In addition to personal observation, I incorporated the reflections of the educators I work with on the challenges of mathematics education, with a particular focus on contributions on the use of this teaching method as an optional pedagogical procedure. In the end, this work focused on the objective of organizing a booklet of mathematical games with adaptations for the specificities of the Pataxó people. The focus on mathematical games in this work was based on ethnomathematics, as the games that were selected are used and adapted by indigenous teachers from Pataxó indigenous school education in Porto Seguro-BA.
Assunto: Educação
Jogos educativos
Jogos em educação matemática
Índios Pataxó - Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/74927
Data do documento: 25-Out-2023
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Atualizada Ronald 12-05.pdf45.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons