Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/74927
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Teresinha Fumi Kawasakipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5180532373982404pt_BR
dc.contributor.referee1Ruana Priscila da Silva Britopt_BR
dc.contributor.referee2Wagner Ahmad Auarekpt_BR
dc.creatorRonald Goivado dos Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7548799622704123pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-26T11:38:08Z-
dc.date.available2024-08-26T11:38:08Z-
dc.date.issued2023-10-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/74927-
dc.description.abstractThis dissertation presents descriptive autobiographic research with a strong basis in my observations from the perspective of an indigenous educator; everyday life, life and Pataxó culture form the background of this look at the role of Mathematics games in indigenous school education. The starting point is my observations about indigenous and mathematical games that, in a certain way, are used by teachers who work in Pataxó Indigenous School Education in the municipality of Porto Seguro. In addition to personal observation, I incorporated the reflections of the educators I work with on the challenges of mathematics education, with a particular focus on contributions on the use of this teaching method as an optional pedagogical procedure. In the end, this work focused on the objective of organizing a booklet of mathematical games with adaptations for the specificities of the Pataxó people. The focus on mathematical games in this work was based on ethnomathematics, as the games that were selected are used and adapted by indigenous teachers from Pataxó indigenous school education in Porto Seguro-BA.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma pesquisa descritiva autobiográfica com forte embasamento em minhas observações na perspectiva de um educador indígena; o cotidiano, a vida e a cultura Pataxó formam o cenário de fundo de esse olhar sobre o papel dos jogos e jogos de Matemática na educação escolar indígena. O ponto de partida são as observações sobre os jogos indígenas e matemáticos que, de certa forma, são utilizados incorporados pelos professores que atuam na Educação Escolar Indígena Pataxó do município de Porto Seguro. Além da observação pessoal, incorporei as reflexões de colegas educadores com quem convivo sobre os desafios da educação matemática, com foco particular nas contribuições sobre o uso deste método de ensino como procedimento pedagógico opcional. Ao final, este trabalho centrou-se no objetivo de organizar um livreto de jogos matemáticos com adaptações para as especificidades do povo Pataxó. O enfoque dos jogos matemáticos deste trabalho foi baseado na etnomatemática, pois os jogos que foram selecionados são utilizados e adaptados por professores indígenas da educação escolar indígena Pataxó de Porto Seguro-BA.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectJogos de Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação escolar indígenapt_BR
dc.subjectPovo Pataxópt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherJogos educativospt_BR
dc.subject.otherJogos em educação matemáticapt_BR
dc.subject.otherÍndios Pataxó - Educaçãopt_BR
dc.titleJogos indígenas e jogos matemáticos na educação escolar indígena Pataxó de Porto Seguropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Atualizada Ronald 12-05.pdf45.2 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons