Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/74929
Tipo: Dissertação
Título: Ensino investigativo de evolução por meio de variantes virais
Autor(es): Túlio Henrique Lemos
Primeiro Orientador: Simone Cardoso Lisboa Pereira
Primeiro membro da banca : Mônica Bucciarelli Rodrigues
Segundo membro da banca: Anete Teixeira Formiga
Resumo: A Evolução é o eixo central e estruturador do ensino de Biologia, devido à interligação que possui com todo o conteúdo que é ministrado na área de Ciências da Natureza, entrando em acordo com a Base Nacional Comum Curricular. Entretanto, ainda é pouco explorada e valorizada na Educação Básica, o seu ensino muitas vezes é descontextualizado de outros temas da Biologia e não se é adotado como processo de ensino-aprendizado o ensino por investigação, que prima pela busca do interesse e do estímulo para falar, pensar, criar e ouvir dos estudantes. Portanto, este trabalho objetivou desenvolver uma Sequência de Ensino Investigativo abordando o ensino de Evolução contextualizado à Virologia, utilizando-se de um Estudo de Caso sobre o surgimento de variantes virais. Trata-se de um estudo observacional com abordagem qualitativa. Ainda, como uma de suas etapas, analisou-se, a abordagem da contextualização entre Evolução e Virologia nos livros didáticos brasileiros de Ciências da Natureza aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático, por meio de uma análise documental. A Sequência de Ensino Investigativa produzida foi conduzida com 40 estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual pública de Belo Horizonte (MG) e os dados levantados analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. Observou-se nos estudantes o protagonismo, a construção de hipóteses, a elaboração coletiva de conclusões e a produção de materiais para divulgação científica dos resultados encontrados pelos mesmos. Constatou-se que, das sete coleções de livros analisadas, apenas uma delas apresentam contextualização entre os conteúdos de Evolução e Virologia. Finalizou-se este trabalho tendo como produto uma Sequência de Ensino Investigativa, aprimorada em relação sequência aplicada, que se mostrou efetiva na assimilação de conceitos-chave da Evolução relacionados aos mecanismos evolutivos. Esse produto é um recurso para que professores possam aplicar o ensino por investigação com a temática Evolução, contextualizado à Virologia, com estudantes do Ensino Médio. Ainda, apresenta-se como subsídio para que editoras e autores de livros didáticos possam refletir e reavaliar a contextualização dos conteúdos de Biologia abordados em seus livros didáticos.
Abstract: Evolution is the cornerstone of biology teaching, due to the interconnection it has with the all the content that it is taught in the area of Natural Sciences, which is in accordance with the Brazilian National Common Core Curriculum, known as the Base Nacional Comum Curricular. However, it is still little explored and valued in Basic Education; its teaching is, many times, decontextualized from other contents in biology and from the teaching-learning process, especially inquiry-based science teaching, which is highlighted by eliciting students to be interested as well as stimulating them to speak, to think, to create, and to listen. Thus, this study aimed to develop an Investigative Teaching Sequence addressing the teaching of Evolution contextualized to Virology, making use of a case study about the emergence of virus variants. The present study was observational with a qualitative approach. Moreover, as one of its stages, the contextualization approach between Evolution and Virology was analyzed in brazilian textbooks of Natural Sciences approved by the Programa Nacional do Livro e do Material Didático [National Program of the Textbook], by means of a documentary analysis. The Investigative Teaching Sequence was conducted with 40 high school students from a state-funded public school of Belo Horizonte (MG) and the data collected was analyzed through the Content Analysis method. As a result, protagonism, hypothesis construction, collective elaboration of conclusions, and the production materials for scientific divulgation from the results found by them were all features observed in the students. It was discovered that, out of the seven textbook collections analyzed, only one of them presented contextualization between the contents of Evolution and Virology. The study ended with the production of a Investigative Teaching Sequence, improved in relation to the sequence taught to the students, which proved to be effective in the assimilation of key concepts of Evolution related to the evolutionary mechanisms. The product is a resource so that teachers can use inquiry-based science teaching of Evolution contextualized to Virology with high school students. In addition, a reflection is presented so that textbook publishers and authors can reassess the contextualization of contents of biology addressed in their textbooks.
Assunto: Ensino - Biologia
Evolução (Biologia)
Virologia
Pesquisa Qualitativa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/74929
Data do documento: 28-Mar-2024
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

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