Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/74929
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Simone Cardoso Lisboa Pereirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4505783211336103pt_BR
dc.contributor.referee1Mônica Bucciarelli Rodriguespt_BR
dc.contributor.referee2Anete Teixeira Formigapt_BR
dc.creatorTúlio Henrique Lemospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6751583867984328pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-26T12:29:06Z-
dc.date.available2024-08-26T12:29:06Z-
dc.date.issued2024-03-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/74929-
dc.description.abstractEvolution is the cornerstone of biology teaching, due to the interconnection it has with the all the content that it is taught in the area of Natural Sciences, which is in accordance with the Brazilian National Common Core Curriculum, known as the Base Nacional Comum Curricular. However, it is still little explored and valued in Basic Education; its teaching is, many times, decontextualized from other contents in biology and from the teaching-learning process, especially inquiry-based science teaching, which is highlighted by eliciting students to be interested as well as stimulating them to speak, to think, to create, and to listen. Thus, this study aimed to develop an Investigative Teaching Sequence addressing the teaching of Evolution contextualized to Virology, making use of a case study about the emergence of virus variants. The present study was observational with a qualitative approach. Moreover, as one of its stages, the contextualization approach between Evolution and Virology was analyzed in brazilian textbooks of Natural Sciences approved by the Programa Nacional do Livro e do Material Didático [National Program of the Textbook], by means of a documentary analysis. The Investigative Teaching Sequence was conducted with 40 high school students from a state-funded public school of Belo Horizonte (MG) and the data collected was analyzed through the Content Analysis method. As a result, protagonism, hypothesis construction, collective elaboration of conclusions, and the production materials for scientific divulgation from the results found by them were all features observed in the students. It was discovered that, out of the seven textbook collections analyzed, only one of them presented contextualization between the contents of Evolution and Virology. The study ended with the production of a Investigative Teaching Sequence, improved in relation to the sequence taught to the students, which proved to be effective in the assimilation of key concepts of Evolution related to the evolutionary mechanisms. The product is a resource so that teachers can use inquiry-based science teaching of Evolution contextualized to Virology with high school students. In addition, a reflection is presented so that textbook publishers and authors can reassess the contextualization of contents of biology addressed in their textbooks.pt_BR
dc.description.resumoA Evolução é o eixo central e estruturador do ensino de Biologia, devido à interligação que possui com todo o conteúdo que é ministrado na área de Ciências da Natureza, entrando em acordo com a Base Nacional Comum Curricular. Entretanto, ainda é pouco explorada e valorizada na Educação Básica, o seu ensino muitas vezes é descontextualizado de outros temas da Biologia e não se é adotado como processo de ensino-aprendizado o ensino por investigação, que prima pela busca do interesse e do estímulo para falar, pensar, criar e ouvir dos estudantes. Portanto, este trabalho objetivou desenvolver uma Sequência de Ensino Investigativo abordando o ensino de Evolução contextualizado à Virologia, utilizando-se de um Estudo de Caso sobre o surgimento de variantes virais. Trata-se de um estudo observacional com abordagem qualitativa. Ainda, como uma de suas etapas, analisou-se, a abordagem da contextualização entre Evolução e Virologia nos livros didáticos brasileiros de Ciências da Natureza aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático, por meio de uma análise documental. A Sequência de Ensino Investigativa produzida foi conduzida com 40 estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual pública de Belo Horizonte (MG) e os dados levantados analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. Observou-se nos estudantes o protagonismo, a construção de hipóteses, a elaboração coletiva de conclusões e a produção de materiais para divulgação científica dos resultados encontrados pelos mesmos. Constatou-se que, das sete coleções de livros analisadas, apenas uma delas apresentam contextualização entre os conteúdos de Evolução e Virologia. Finalizou-se este trabalho tendo como produto uma Sequência de Ensino Investigativa, aprimorada em relação sequência aplicada, que se mostrou efetiva na assimilação de conceitos-chave da Evolução relacionados aos mecanismos evolutivos. Esse produto é um recurso para que professores possam aplicar o ensino por investigação com a temática Evolução, contextualizado à Virologia, com estudantes do Ensino Médio. Ainda, apresenta-se como subsídio para que editoras e autores de livros didáticos possam refletir e reavaliar a contextualização dos conteúdos de Biologia abordados em seus livros didáticos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectensino por investigaçãopt_BR
dc.subjectEvoluçãopt_BR
dc.subjectVirologiapt_BR
dc.subjectlivro didáticopt_BR
dc.subjectpesquisa qualitativapt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherEvolução (Biologia)pt_BR
dc.subject.otherVirologiapt_BR
dc.subject.otherPesquisa Qualitativapt_BR
dc.titleEnsino investigativo de evolução por meio de variantes viraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1203-4342pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ensino Investigativo de Evolução por Meio de Variantes Virais.pdfEnsino Investigativo de Evolução por Meio de Variantes Virais3.32 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons