Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/75014
Type: Dissertação
Title: Nem tudo que reluz é ouro: fluorescência da curcumina para aprendizagem significativa no ensino de Bioquímica direcionada a estudantes do Ensino Médio
Other Titles: NOT ALL THAT GLITTERS IS GOLD: Curcumin Fluorescence for Meaningful Learning in Biochemistry Education Directed at High School Students
Authors: Vinícius Aparecido Braz
First Advisor: Rafael Pinto Vieira
First Referee: Andrea Mara Macedo
Second Referee: Paola Rocha Gonçalves
Abstract: No Ensino Médio, a Biologia está inserida na área de CNT (Ciências da Natureza e suas Tecnologias), juntamente com a Química e a Física, que devem ser trabalhadas de maneira integrada. Durante o processo de ensino e aprendizagem, nos deparamos com diversas situações onde os estudantes não conseguem estabelecer inter-relações entre as três dimensões básicas trabalhadas na Bioquímica - o submicro, o micro e o macroscópico, consequentemente inviabilizando a aprendizagem satisfatória. Buscando uma forma de desenvolver a aprendizagem baseada em investigação para o ensino de Bioquímica, este trabalho foi desenvolvido com estudantes do Ensino Médio, a partir de uma sequência de ensino investigativa (SEI) organizada em três etapas que estabeleceram situações de aprendizagem capazes de conectar as três dimensões, associando-as à vida cotidiana. A compreensão dos estudantes sobre a solubilidade da curcumina, substância presente em nossa culinária, e sua possível aplicação na clínica, particularmente em promissores métodos de diagnóstico precoce da Doença de Alzheimer, foram exploradas. O projeto foi previamente aprovado pelo comitê de ética (número 70201123.9.0000.5149) e, durante sua execução, os estudantes foram expostos às várias etapas da proposta, desde o nível molecular até as implicações sociais. Durante a execução do trabalho, notou-se um aumento significativo na compreensão dos estudantes, bem como o estabelecimento de conexões entre a teoria e prática, referentes aos conceitos de solubilidade, fluorescência e interações da curcumina com biomoléculas, além da integração do conhecimento prévio às informações novas e complexas relacionadas ao diagnóstico da Doença de Alzheimer. Este trabalho demonstrou que, quando os estudantes são expostos a uma abordagem pedagógica investigativa e contextualizada, são capazes de relacionar o conhecimento científico teórico às aplicações práticas da Bioquímica ao cotidiano.
Abstract: In the Brazilian High School system, Biology is part of the Natural Sciences and their Technologies area, along with Chemistry and Physics, which should be addressed in an integrated fashion. During the teaching and the learning process, we face many situations where students are unable to establish direct correlations among the three basic dimensions worked in Biochemistry: the submicroscopic, microscopic, and macroscopic levels, consequently hindering satisfactory learning. Searching for a way to develop inquiry-based learning in Biochemistry education, this study was conducted with high school students using an investigative teaching sequence (ITS) organized in three stages that created learning situations which are able to connect the three dimensions, linking them to the daily routine. The students' understanding about the solubility of curcumin, a substance present in our cuisine, and its potential application in clinical approaches, such as promising methods for the early diagnosis of Alzheimer's Disease, were explored. The project was previously approved by the local ethics committee (number 70201123.9.0000.5149) and, during its execution, students were exposed to various dimensions of the proposal, from its molecular level to social implications. During the execution of the study, a significant increase in students’ understanding was realized, as well as the increase establishment of connections between theory and practice, related to the concepts of solubility, fluorescence, and the interactions of curcumin with biomolecules, in addition to the integration of prior knowledge to new and complex information related to the diagnosis of Alzheimer's Disease. The present work demonstrated that when students are exposed to an investigative and contextualized pedagogical approach, they are capable of relating theoretical scientific knowledge to practical applications of Biochemistry in daily life.
Subject: Ensino - Biologia
Ensino Fundamental e Médio
Aprendizagem
Doença de Alzheimer
Fluorescência
Curcumina
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA E IMUNOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/75014
Issue Date: 8-Feb-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCM_REPOSITORIO_VAB.pdf21.23 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons