Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/75117
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1amira Zaidanpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7583757578863205pt_BR
dc.contributor.referee1Regina da Silva Pina Nevespt_BR
dc.contributor.referee2Alana Nunes Pereira de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee3Nilma Soares da Silvapt_BR
dc.contributor.referee4Filipe Santos Fernandespt_BR
dc.creatorRoselene Alves Amânciopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6137368434685459pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-27T11:24:03Z-
dc.date.available2024-08-27T11:24:03Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/75117-
dc.description.abstractThis thesis is the result of research aimed at understanding the knowledge for teaching constructed by future Mathematics teachers when participating in a Lesson Study during supervised curricular internship. Additionally, it aims to identify the perceptions of future teachers regarding the Lesson Study. We conducted collaborative research, developing the Lesson Study with two interns from the Mathematics Teaching program, with occasional participation from the supervising teacher. The interns attended thirteen meetings with the researcher for the development of the Lesson Study, and these sessions were recorded, transcribed, and textualized. Individual interviews were also conducted at the end of the internship to understand their perceptions of the Lesson Study in which they participated. We chose to organize and analyze the data by relevant themes for mathematics teaching that proved to be more prominent, selecting some episodes that occurred during the meetings. Our investigation highlights that participation in the Lesson Study during the internship allowed the interns to construct interconnected mathematical and curricular knowledge, involving different aspects of the mathematics teaching and learning process (justification, different types of tasks, communication, instructional materials), as well as knowledge related to classroom dynamics. It also shows that the interns considered that Lesson Study enriched the internship experience in several aspects, among which we highlight: studying articles focused on the mathematics classroom; the collective and reflective work that involved preparing classes, preparing detailed lesson plans, conducting and analyzing classes; learning related to mathematics teaching and classroom dynamics.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese é fruto de uma pesquisa que almeja compreender os conhecimentos para a docência construídos por futuros professores de Matemática quando participam de um Estudo de Aula durante o estágio curricular supervisionado e, também, tem o propósito de identificar as percepções dos futuros professores sobre o Estudo de Aula. Realizamos uma pesquisa colaborativa, desenvolvendo o processo formativo Estudo de Aula com um estagiário e uma estagiária da Licenciatura em Matemática da UFMG, contando com participações pontuais do professor supervisor. Os estagiários participaram de trezes reuniões com a pesquisadora para o desenvolvimento do Estudo de Aula que foram gravadas em áudio, transcritas e textualizadas. Também foram realizadas entrevistas individuais ao final do estágio com o intuito de conhecer suas percepções sobre o Estudo de Aula que participaram. Optamos por organizar e analisar os dados por temas relevantes para o ensino de matemática que se mostraram mais presentes, selecionando alguns episódios ocorridos nos encontros. A nossa investigação evidencia que a participação no Estudo de aula, durante o estágio, proporcionou que os estagiários construíssem, de forma entrelaçada, conhecimentos matemáticos, curriculares e que envolvem diferentes aspectos do processo de ensino e aprendizagem da matemática (justificação, diferentes tipos de tarefas, comunicação, materiais didáticos), bem como saberes que se relacionam à dinâmica de sala de aula. Também mostra que os estagiários consideraram que o Estudo de Aula enriqueceu a experiência do estágio em vários pontos, entre os quais destacamos: os estudos de artigos voltados para a sala de aula de matemática; o trabalho coletivo e reflexivo que envolveu a preparação das aulas, com elaboração de planos de aula detalhados, a regência e análise da prática; a aprendizagens relacionadas ao ensino da matemática e a dinâmica de sala de aula.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConhecimento da docênciapt_BR
dc.subjectEstudo de aulapt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleConhecimento para docência de futuros professores de Matemática: o estudo de aula no estágio supervisionadopt_BR
dc.title.alternativeKnowledge for teaching of future mathematics teachers: lesson study in the supervised internshippt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9118-528Xpt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.