Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/75118
Type: Dissertação
Title: Projetos interdisciplinares no ensino de química para o ensino médio: o que dizem os professores?
Authors: Gabrielle Cristina Moreira Barbosa
First Advisor: Carmem Lúcia Eiterer
Abstract: Este trabalho é resultado de uma reflexão realizada com um grupo de cinco professores de Química atuantes nas escolas públicas do município de Santa Luzia, em Minas Gerais, sobre o trabalho com essa disciplina na perspectiva de projetos interdisciplinares. O objetivo geral do trabalho é investigar o que dizem os professores de Química sobre a abordagem interdisciplinar no ensino dessa disciplina na cidade de Santa Luzia, tendo como enfoque o ensino médio diurno. A pesquisa se configura em um estudo de caso, e se realiza tendo como instrumentos: entrevistas semiestruturadas, observação de sala de aula, aplicação de questionário e realização de três grupos de discussão com os professores participantes das etapas anteriores. Os resultados obtidos apontam que não existe um consenso sobre o conceito de interdisciplinaridade e este, não é bem compreendido pelos professores. Sobre a abordagem interdisciplinar no ensino de Química, a pesquisa aponta que existem muitos caminhos para a sua concretização. O grupo participante desse trabalho concorda que a realização de projetos interdisciplinares constitui-se uma boa estratégia de ensino, quando bem planejada, desde que não ocorra o distanciamento dos conteúdos teóricos em sua execução. Como produto final desta pesquisa, duas sequências didáticas interdisciplinares foram aprimoradas e se encontram disponíveis no adendo desse trabalho.
Abstract: This work is the result of a reflection carried out with a group of five chemistry teachers working in public schools in the municipality of Santa Luzia, in Minas Gerais, on the work with this discipline from the perspective of interdisciplinary projects. The general objective of the work is to investigate what the professors of chemistry say about the interdisciplinary approach in teaching this discipline in the city of Santa Luzia, focusing on daytime high school. The research is configured in a case study, and is carried out using the following instruments: semi-structured interviews, classroom observation, questionnaire application and three discussion groups with the teachers participating in the previous stages. The results obtained show that there is no consensus on the concept of interdisciplinarity and this is not well understood by teachers. Regarding the interdisciplinary approach in the teaching of Chemistry, the research points out that there are many ways to achieve it. The group participating in this work agrees that the realization of interdisciplinary projects is a good teaching strategy, when well planned, as long as there is no distancing from the theoretical contents in its execution. As a final product of this research, two interdisciplinary didactic sequences have been improved and are available in the addendum to this work.
Subject: Educação
Professores de química
Ensino Médio
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/75118
Issue Date: 17-Dec-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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