Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/75275
Tipo: Tese
Título: Impacto da implementação da rotulagem nutricional frontal no consumo de bebidas açucaradas, obesidade e custos diretos relacionados à obesidade no Brasil: um estudo de modelagem.
Título(s) alternativo(s): Impact of Front-of-Package Nutrition Labeling on Sugar-Sweetened Beverage Consumption, Obesity, and Direct Obesity-Related Costs in Brazil: A Modeling Study.
Autor(es): Natália Cristina de Faria
primer Tutor: Lucilene Rezende Anastácio
primer miembro del tribunal : Bruna Vieira de Lima Costa
Segundo miembro del tribunal: Ilka Afonso Reis
Tercer miembro del tribunal: Kenya Valeria Micaela de Souza Noronha
Cuarto miembro del tribunal: Larissa Loures Mendes
Resumen: A rotulagem nutricional frontal (RNF) vem sendo implementada em diversos países, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), sendo considerada política pública na contenção do avanço global da carga de doenças crônicas não transmissíveis, dentre elas a obesidade. Espera-se que a RNF facilite compreensão do consumidor em relação ao conteúdo nutricional do produto alimentício e melhore suas escolhas alimentares. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou, em 2020, a Resolução Colegiada Diretoria – RDC nº429 e a Instrução Normativa nº75, que orientam sobre as mudanças na rotulagem nutricional de alimentos, com implementação da RNF. As legislações entraram em vigor em outubro de 2022, no entanto, ainda são desconhecidos estudos que estimaram os possíveis impactos da RNF na população brasileira por meio de estudo de modelagem. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi estimar, por meio de modelagem, potenciais efeitos da RNF sobre prevalência de excesso de peso/obesidade na população brasileira consumidora de bebidas açucaradas e custos diretos associados, por cinco anos. A base populacional utilizada refere-se ao ano de 2019 do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Por Inquérito Telefônico (VIGITEL), realizada nas capitais brasileiras / Distrito Federal, desde 2006. Incluíram-se indivíduos com idade entre 20-59 anos, consumidores de bebidas açucaradas e que sabiam a quantidade consumida, não gestantes. Excluíram-se indivíduos com índice de massa corporal (IMC) extremos e aqueles que não sabiam relatar o seu consumo de bebidas açucaradas. Para cenário base (pessimista), calculou-se a tendência de consumo de bebidas açucaradas por meio de regressão linear, baseada nos resultados da pesquisa VIGITEL entre os anos 2007 e 2019, exceto 2017, ajustados conforme critérios de inclusão e exclusão. O cenário 1 (mediano) foi composto pelo cenário base associado às mudanças observadas na compra do conteúdo energético de bebidas após a primeira fase da lei chilena de rotulagem (com redução energética equivalente a -9,9%). No cenário 2 (otimista), associou-se o cenário 1 à reformulação dos produtos alimentícios (bebidas) observada no Chile no período anterior a primeira fase de implementação da norma de RNF (redução energética de -1,6%). O impacto da mudança da ingestão energética sobre peso corporal foi modelado a partir do Modelo Dinâmico da Mudança de Peso de Hall et al. (2011) por horizonte temporal de cinco anos. Mudanças no estado nutricional (excesso de peso: IMC ≥25kg/m2; obesidade: IMC ≥30kg/m2) foram estimadas nos cenários 1 e 2 e extrapoladas para população brasileira consumidora de bebidas açucaradas (usando estimativas do Instituto de Geografia e Estatística - IBGE. Ainda, considerou-se a tendência de aumento na prevalência de excesso de peso e de obesidade por ano, calculada por meio de regressão linear (baseada nos mesmos ajustes de dados da VIGITEL). As diferenças calculadas nos cenários 1 e 2, foram obtidas deduzindo-se os resultados obtidos no cenário base. Os potenciais impactos nos custos diretos de saúde foram previstos a partir de estudo brasileiro que estimou custos diretos com obesidade no sistema público de saúde brasileiro, atualizados para 2019. Espera-se que o consumo de energia proveniente das bebidas açucaradas seja reduzido em aproximadamente 28 kcal/dia (IC 95% -30, -27) considerando-se a implementação da RNF no Brasil no cenário 1 e 29 kcal/dia (IC 95%, −31 a −28) considerando-se o cenário 2. Prevê-se, nos cenários 1 e 2, que prevalência de obesidade/excesso de peso seja de 25,3%/25,2% e 64,4%/64,2%, respectivamente, em cinco anos. Extrapolando-se resultados para toda população brasileira, estima-se que implementação da RNF poderá apresentar potencial para reduzir prevalência de obesidade em -0,32pp e -0,35pp (cenários 1 e 2, respectivamente) e de excesso de peso, em -0,42pp e -0,48pp (cenários 1 e 2, respectivamente). Espera-se que seja possível economizar aproximadamente US$ 5,5 milhões (IC 95% 4,7, 8,8) – cenário 1, com potencial de redução de US$ 6,1 milhões (IC 95% 5,3, 9,8) no cenário 2. Com base nos resultados deste estudo de modelagem, conclui-se que RNF poderá reduzir casos de excesso de peso e obesidade e reforça seu papel como política pública estratégica para redução do aumento dos casos de obesidade.
Abstract: Front-of-package nutrition labeling (FOPNL) has been implemented in several countries, as recommended by the World Health Organization (WHO) and the Pan American Health Organization (PAHO). It is considered a public policy to contain the global advance of the burden of non-communicable chronic diseases, transmissible diseases, including obesity. It is expected that the FOPNL will facilitate the consumer's understanding of the nutritional content of the food product and improve their food choices. In Brazil, the National Health Surveillance Agency (ANVISA) published 2020 the Collegiate Board Resolution – RDC nº429 and the Normative Instruction nº75, which guide changes in the nutritional labeling of foods with the implementation of the FOPNL. The laws came into force in October 2022; however, studies that estimated the possible effects of FOPNL in the Brazilian population through a modeling study are still unknown. In this context, this work aimed to estimate, through modeling, the potential effects of NFR on the prevalence of excess body weight/obesity in the Brazilian population that consumes sugary drinks and associated direct costs for five years. Population base refers to the year 2019 of the Surveillance System of Risk and Protective Factors for Chronic Diseases by Telephone Survey (VIGITEL), carried out in Brazilian capitals/Federal District since 2006. Individuals aged between 20 -59 years were included, consumers of sugary drinks and who knew the amount consumed, and non-pregnant women. Individuals with extreme body mass index (BMI) and those who could not report their consumption of sugary drinks were excluded. For the base (pessimistic) scenario, the consumption trend of sugary drinks was calculated using linear regression based on the results of the VIGITEL survey between 2007 and 2019, except for 2017, adjusted according to inclusion and exclusion criteria. Scenario 1 (median) was composed of the baseline scenario associated with changes observed in the purchase of energy content in beverages after the first phase of the Chilean labeling law (with an energy reduction equivalent to -9.9%). In scenario 2 (optimistic), scenario 1 was associated with the reformulation of food products (beverages) observed in Chile in the period before the first phase of implementation of the RNF standard (energy reduction of -1.6%). The impact of changing energy intake on body weight was modeled using Hall et al.'s Dynamic Model of Weight Change (2011) for five years. Changes in nutritional status (overweight: BMI ≥25kg/m2; obesity: BMI ≥30kg/m2) were estimated in scenarios 1 and 2 and extrapolated to the Brazilian population consuming sugary drinks (using estimates from the Institute of Geography and Statistics - IBGE Also, the trend towards an increase in the prevalence of overweight and obesity per year was considered, calculated using linear regression (based on the same VIGITEL data adjustments). Were obtained by deducing the results obtained in the baseline scenario. Potential impacts on direct health costs were predicted from a Brazilian study that estimated direct costs with obesity in the Brazilian public health system, updated to 2019. of energy from sugary drinks is reduced by approximately 28 kcal/day (95% CI -30, -27), considering the implementation of NFR in Brazil in scenario 1. In scenarios 1 and 2, it is expected that the prevalence of obesity/excess body weight is 25.3%/25.2% and 64.4%/64.2%, respectively, in five years. Extrapolating results to the entire Brazilian population, it is estimated that the implementation of the NFR may have the potential to reduce the prevalence of obesity by -0.32 pp and -0.35 pp (scenarios 1 and 2, respectively) and overweight, at -0.42 pp and -0.48 pp (scenarios 1 and 2, respectively). It is expected that it will be possible to save approximately US$ 5.5 million (95% CI 4.7, 8.8) – in scenario 1, with a potential reduction of US$ 6.1 million (95% CI 5.3, 9,8) in scenario 2. Based on the results of this modeling study, it is concluded that RNF can reduce cases of overweight and obesity and reinforces its role as a strategic public policy to reduce the increase in cases of obesity.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FARMACIA - FACULDADE DE FARMACIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/75275
Fecha del documento: 4-sep-2023
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

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